“Well-run libraries are filled with people because what a good library offers cannot be easily found elsewhere: an indoor public space in which you do not have to buy anything in order to stay.” Zadie Smith

sexta-feira, 19 de julho de 2013

"APRENDER ATRAVÉS DOS RECURSOS ONLINE" DE ANA AMÉLIA CARVALHO


A World Wide Web disponibiliza uma grande quantidade de informação sobre uma vasta gama de temáticas. De tudo se pode encontrar, desde o termo mais recente a um termo específico só utilizado na antiguidade. Para essa riqueza de informação, aumentada diariamente, tem contribuído a facilidade em publicar online e a liberdade de expressão que cada um tem, participando todos na construção da “inteligência coletiva”. Mas se este aspeto é positivo, por outro lado, como não há quem comente o que se publica, surge a necessidade de se avaliar a qualidade e a credibilidade do que se encontra online.

Atualmente, mesmo que algum bibliotecário ou professor não se sinta muito à vontade para criar recursos online, há muitos disponíveis na Web: conteúdos escritos, vídeos para documentar determinado acontecimento e/ou para fomentar o debate, imagens para concretizar objetos ou utensílios que não se podem trazer para a aula, podcasts, exercícios com correção automática, objetos de aprendizagem e, ainda, WebQuests ou Caças ao Tesouro para se rentabilizar a informação online.

Para ler o texto completamente (altamente recomendável) clicar aqui.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails