“Well-run libraries are filled with people because what a good library offers cannot be easily found elsewhere: an indoor public space in which you do not have to buy anything in order to stay.” Zadie Smith

sexta-feira, 12 de julho de 2013

NO BRASIL SURGE A CAMPANHA "EU AMO BIBLIOTECA, EU QUERO"


É sabido que o Brasil mantém altos níveis de iliteracia e que a rede de bibliotecas escolares é inexpressiva (de acordo com o Censo da Educação Básica de 2008, faltavam 93 mil bibliotecas!  Reconhecendo esta realidade, o governo estabeleceu a meta de 2020 para 'zerar' este déficit. Contudo, será difícil pois o número de bibliotecas instaladas anualmente tem sido residual. Daí que se tenham criado vários movimentos cívicos de que se destaca este, que reivindica bibliotecas (públicas, escolares, comunitárias...) com o slogan: "Eu Amo a Biblioteca, Eu Quero". É este o seu propósito:

O movimento “Eu Amo Biblioteca, Eu Quero” foi criado para mobilizar a sociedade e mostrar que as bibliotecas não são apenas um espaço para guardar livros. As bibliotecas devem ser espaços convidativos e, além de incentivar a leitura, precisam oferecer uma agenda cultural variada com música, cinema, dança, arte, cursos, palestras, oficinas. Elas devem possuir acervos atualizados, acesso à internet, jogos, brinquedos e também contar com uma equipe especializada para atender a comunidade. Além disso, as bibliotecas devem prestar serviços diversos que promovam a inclusão e contribuam com a formação cidadã, como, por exemplo, auxiliar na elaboração de currículo, prestar informações sobre programas sociais que sua cidade e seu estado dispõem, ensinar a navegar na internet e muito mais. Há vários tipos de bibliotecas: públicas, escolares, acadêmicas, especializadas. Todas oferecem inúmeras formas de conhecimento, cultura, arte e lazer. Exija bibliotecas de qualidade. Você tem direito!


Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails