“Well-run libraries are filled with people because what a good library offers cannot be easily found elsewhere: an indoor public space in which you do not have to buy anything in order to stay.” Zadie Smith

sábado, 20 de julho de 2013

"ÉS UM LEITOR 'COOL'?


Uma crónica de Pedro Pinto publicada no P3:

"Estava eu com o meu "tablet", armado em tecnológico, quando vejo alguém a olhar, com uns olhos esbugalhados, para o dito aparelho, como se eu fosse um extra terrestre e estivesse a fazer algo que jamais ninguém tinha conseguido até então. Era um senhor com idade avançada que ficou siderado com o facto de eu estar a ler um livro daquele modo.
 Prontamente, meti conversa, expliquei-lhe sucintamente o que estava a fazer, as possibilidades do equipamento, o menor gasto de papel, poupar árvores, entre outras razões que considerei mais do que suficientes, mas do outro lado não obtive qualquer resposta; confesso, ainda que por breves momentos, que pensei que tal figura teria alguma parafernália, ou que estaria em modo de brincadeira.

 Eis que me olha fixamente e diz a seguinte frase:”sabe, isso não tem cheiro, não dá para folhear, não o vejo a sentir o livro: eu gosto de livros!” — disse. Fiquei apreensivo, e tentei argumentar com mais variáveis, sem ter reparado no livro que jazia a seu lado, mas o tal senhor apenas ia sorrindo e: “vocês jovens querem tudo para ontem, tudo demasiado imediato, desprovido de um prazer a uma velocidade lenta e mais saborosa” — tive dee acenar em concordância. E assim ficamos: eu com o meu livro digital; aquela figura com o seu livro já velho e bastante usado a seu lado, como se fosse uma companhia humana."
Ler +

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails