“Well-run libraries are filled with people because what a good library offers cannot be easily found elsewhere: an indoor public space in which you do not have to buy anything in order to stay.” Zadie Smith
sábado, 31 de julho de 2010
O FIM DOS LIVROS
JÁ SÓ LHE FALTA ESCREVER UM LIVRO?
sexta-feira, 30 de julho de 2010
2 FILMES EM 1
A CASA DE PAPEL
REVISTA "MI BIBLIOTECA"
TINTIN NÃO VOLTOU DO CONGO...
quinta-feira, 29 de julho de 2010
IT'S A BOOK!
O autor é Lane Smith.
COM ESTE CALOR...SÓ MAR!!
[via Pinzellades al mòn]
RATO DE BIBLIOTECA
quarta-feira, 28 de julho de 2010
terça-feira, 27 de julho de 2010
VAI UMA LEITURAZINHA NA PRAIA?
segunda-feira, 26 de julho de 2010
MESA INTERATIVA PARA CRIANÇAS
UMA BIBLIOTECA É UMA CASA ONDE CABE TODA A GENTE
Este é o título de um delicioso livro da Mafalda Milhões (Bichinho do Conto) que comprei hoje e que sugiro para as bibliotecas dos mais pequeninos (4/5 anos)!
domingo, 25 de julho de 2010
EXPOSIÇÃO DE ANA VIDIGAL NO CAM
"Menina Limpa, Menina Suja" é o título de uma série de trabalhos de Ana Vidigal (n.1960, Lisboa) que também dá título a esta exposição comissariada pela directora do CAM, Isabel Carlos. Mostrando trabalhos produzidos durante a sua carreira de trinta anos, os visitantes vão ser confrontados não apenas com a pintura bem conhecida da autora mas também pelo seu trabalho em outros suportes. [ fonte jornal Público]
CASA DAS HISTÓRIAS COM ACTIVIDADES EDUCATIVAS
OLHÓ O AUDIOLIVRO FRESQUINHO!! (2)
Não apetece ler? E se alguém ler para si? Sim? Tem um mp3? 4,50 € não lhe fazem falta? Então, clique aqui. E já pode estender a toalha que alguém lê para si!!!
DIA NACIONAL (no Brasil) DO ESCRITOR
sábado, 24 de julho de 2010
DÚVIDAS QUANTO ÀS MUDANÇAS NESTA DÉCADA?
JORNADAS EM MADRID - TRANSFORMAÇÃO DOS HÁBITOS DE LEITURA E ESCRITA
quinta-feira, 22 de julho de 2010
PALAVRAS ANDARILHAS EM SETEMBRO
É PRÒ MENINO E PRÀ MENINA!!
quarta-feira, 21 de julho de 2010
OLHÓ O AUDIOLIVRO FRESQUINHO!!
terça-feira, 20 de julho de 2010
VERÃO: EXPLOSÃO DE CORES!
Estas maravilhosas ilustações são de Shirin Sahaba e foram partilhadas pela Sàlvia (como sempre!). Nota: Abrir em ecrã grande ligar o som.
THE TOURISTS
Esta deliciosa animação é de Malcom Sutherland.
domingo, 18 de julho de 2010
NELSON MANDELA DAY
BOAS FÉRIAS!
sábado, 17 de julho de 2010
COMPREI UM RINOCERONTE HOJE!!
sexta-feira, 16 de julho de 2010
FORMAÇÂO
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Universidade do Porto
e-mail: sec@fpce.up.pt
Telefone: 226 061 890 / Fax: 226 079 725
site: http://www.fpce.up.pt/sec
quarta-feira, 14 de julho de 2010
FÉRIAS...FÉRIAS...JÁ!!
terça-feira, 13 de julho de 2010
LeYa APOSTA EM LIVROS DIGITAIS
O Grupo LeYa vai lançar em Setembro uma plataforma de e-books (livros em formato digital), que integrará vários escritores lusófonos. O mercado digital é uma das apostas da rentreé literária e será transversal a todas as editoras que constituem o grupo, segundo fonte editorial. Os conteúdos literários em formato electrónico (e-books) estarão disponíveis através da livraria digital mediabooks.pt. A mesma fonte disse à Lusa que «os bons resultados desta plataforma levam o grupo a fazer esta aposta». Títulos já publicados no formato tradicional de José Saramago, Mia Couto, José Eduardo Agualusa, António Lobo Antunes, serão os primeiros a ser incluídos. Ler+
segunda-feira, 12 de julho de 2010
O QUE O PÚBLICO BRITÂNICO QUER DAS BIBLIOTECAS PÚBLICAS
"OS JOVENS SÃO MAIS ESPERTOS QUE NUNCA"
Don Tapscott conduziu um projecto de investigação com um orçamento de quatro milhões de dólares e que envolveu 11 mil jovens em vários países. Os resultados contrariam muitas das críticas comuns ao impacto das novas tecnologias.
[...] Tapscott - que há um ano sugeriu a Barack Obama que pusesse os olhos na iniciativa portuguesa de distribuir computadores aos alunos - esteve em Portugal para a conferência A Escola do Futuro na Era da Economia Digital (organização Diário Económico). Depois da extensa investigação, Tapscott chegou à conclusão de que a maioria das críticas às novas tecnologias é infundada. Mas defende serem precisas muitas mudanças para se aproveitar o potencial da geração que já cresceu online.
"Acredito que boa parte do impacto da revolução digital na forma como pensamos, colaboramos e trabalhamos ainda é desconhecido. Mas não concordo, em geral, com quem diz isso. Os dados simplesmente não sustentam essas afirmações. Os jovens são mais espertos do que nunca, o QI está ao nível mais alto de sempre, há mais estudantes a licenciarem-se. Sou contra os argumentos de que os jovens só pensam em 140 caracteres [o limite de caracteres para as mensagens no Twitter] ou têm o nível de atenção de uma mosca.
Mas há um problema. Um terço desta geração é espectacular. Outro terço está a safar-se bastante bem. Mas os que estão em baixo, mesmo em países como os EUA, Canadá ou Portugal, nem sequer estão a acabar o liceu. Sempre foi assim, mas não devia ser. Devíamos ter melhorias nesse último terço, mas isso não está a acontecer. Algumas pessoas culpam a Internet. Mas isso é como culpar a biblioteca pela ignorância dos alunos." Ler +
sexta-feira, 9 de julho de 2010
CORPO DAS PALAVRAS
É este o título de um kit bibliográfico de apoia à educação sexual dos mais novos, que pode ser lido aqui.
quinta-feira, 8 de julho de 2010
"LEITURA EXIGE MOTIVAÇÃO, OBJETIVOS CLAROS E ESTRATÉGIAS"
O que a escola ensina sobre a leitura e o que deveria ensinar?
Basicamente, a escola ensina a ler e não propõe tarefas para que os alunos pratiquem essa competência. Ainda não se acredita completamente na ideia de que isso deve ser feito não apenas no início da escolarização, mas num processo contínuo, para que eles deem conta dos textos imprescindíveis para realizar as novas exigências que vão surgindo ao longo do tempo. Considera-se que a leitura é uma habilidade que, uma vez adquirida pelos alunos, pode ser aplicada sem problemas a múltiplos textos. Muitas pesquisas, porém, mostram que isso não é verdade.
Hoje em dia, o que significa ler com competência?
Quando o objetivo é aprender, isso significa, em primeiro lugar, ler para poder se guiar num mundo em que há tanta informação que às vezes não sabemos nem por onde começar. Em segundo lugar, significa não ficar apenas no que dizem os textos, mas incorporar o que eles trazem para transformar nosso próprio conhecimento. Pode-se ler de forma superficial, mas também pode-se interrogar o texto, deixar que ele proponha novas dúvidas, questione ideias prévias e nos leve a pensar de outro modo.
[...]
Como é possível motivar os alunos para a leitura? Uma boa forma de um docente fomentar a leitura é mostrar o gosto por ela – quer dizer, comentar sobre os livros preferidos, recomendar títulos, levar um exemplar para si mesmo quando as crianças forem à biblioteca. Os estudantes devem encontrar bons modelos de leitor na escola, especialmente aqueles que não possuem isso em casa.
E como despertar o interesse para a leitura para aprender?
O fundamental é que os alunos compreendam que, se estão envolvidos em um projeto de construção de conhecimento ou de busca e elaboração de informações, é para cobrir uma necessidade de saber. Muitas vezes, o problema é que que eles não sabem bem o que estão fazendo. Nesse caso, é natural que o grau de participação seja o mínimo necessário para cumprir a tarefa. Quando os objetivos de leitura são claros, é mais fácil estar disposto a consultar textos ou a procurar algo numa enciclopédia.
[via Blog do Galeno]
CONTRA A CORRENTE
quarta-feira, 7 de julho de 2010
PROGRAMA RBE EM MOÇAMBIQUE (ainda)
As últimas fotos ficam a testemunhar o nosso último dia em Mumemo. A Irmã Susana é a grande mentora desta comunidade que nos comove por dar tanto a quem ali trabalha, vive e estuda.