“Well-run libraries are filled with people because what a good library offers cannot be easily found elsewhere: an indoor public space in which you do not have to buy anything in order to stay.” Zadie Smith

quinta-feira, 8 de julho de 2010

"LEITURA EXIGE MOTIVAÇÃO, OBJETIVOS CLAROS E ESTRATÉGIAS"


Quem isto afirma é a especialista espanhola Isabel Solé, autora do livro Estratégias de Leitura, numa entrevista concedida a Rodrigo Ratier (Nova Escola) e da qual reproduzimos alguns excertos:

O que a escola ensina sobre a leitura e o que deveria ensinar? 


Basicamente, a escola ensina a ler e não propõe tarefas para que os alunos pratiquem essa competência. Ainda não se acredita completamente na ideia de que isso deve ser feito não apenas no início da escolarização, mas num processo contínuo, para que eles deem conta dos textos imprescindíveis para realizar as novas exigências que vão surgindo ao longo do tempo. Considera-se que a leitura é uma habilidade que, uma vez adquirida pelos alunos, pode ser aplicada sem problemas a múltiplos textos. Muitas pesquisas, porém, mostram que isso não é verdade.



Hoje em dia, o que significa ler com competência? 


Quando o objetivo é aprender, isso significa, em primeiro lugar, ler para poder se guiar num mundo em que há tanta informação que às vezes não sabemos nem por onde começar. Em segundo lugar, significa não ficar apenas no que dizem os textos, mas incorporar o que eles trazem para transformar nosso próprio conhecimento. Pode-se ler de forma superficial, mas também pode-se interrogar o texto, deixar que ele proponha novas dúvidas, questione ideias prévias e nos leve a pensar de outro modo.

[...]

Como é possível motivar os alunos para a leitura? 
Uma boa forma de um docente fomentar a leitura é mostrar o gosto por ela – quer dizer, comentar sobre os livros preferidos, recomendar títulos, levar um exemplar para si mesmo quando as crianças forem à biblioteca. Os estudantes devem encontrar bons modelos de leitor na escola, especialmente aqueles que não possuem isso em casa.



E como despertar o interesse para a leitura para aprender? 


O fundamental é que os alunos compreendam que, se estão envolvidos em um projeto de construção de conhecimento ou de busca e elaboração de informações, é para cobrir uma necessidade de saber. Muitas vezes, o problema é que que eles não sabem bem o que estão fazendo. Nesse caso, é natural que o grau de participação seja o mínimo necessário para cumprir a tarefa. Quando os objetivos de leitura são claros, é mais fácil estar disposto a consultar textos ou a procurar algo numa enciclopédia.

[via Blog do Galeno]


Um comentário:

Cristina Torrão disse...

Ensinar a ler é um processo contínuo, pois claro. Eu só me dei conta do que significava interpretar um texto no 11º ano! O que me causou alguns dissabores no 9º e 10º, quando se começava a lidar mais com a Literatura Portuguesa. A sensação que tinha era não entender o que os professores exigiam de mim. E talvez a culpa nem fosse minha...

Related Posts with Thumbnails