Segundo os princípios estabelecidos pela International Association of School Librarianship - IASL, o "Mês Internacional da Biblioteca Escolar permitirá aos responsáveis pelas bibliotecas escolares, em todo o mundo, escolher um dia, em outubro, que melhor se adeque à sua situação de forma a celebrar a importância das bibliotecas escolares... ". O Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares decidiu declarar o dia 24 de outubro como o Dia da Biblioteca Escolar, permitindo, deste modo, às escolas a preparação atempada de atividades específicas a realizar nesse dia, independentemente das ações que possam levar a efeito noutros dias do mês.
“Well-run libraries are filled with people because what a good library offers cannot be easily found elsewhere: an indoor public space in which you do not have to buy anything in order to stay.” Zadie Smith
sexta-feira, 30 de setembro de 2011
OUTUBRO: MÊS INTERNACIONAL DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Segundo os princípios estabelecidos pela International Association of School Librarianship - IASL, o "Mês Internacional da Biblioteca Escolar permitirá aos responsáveis pelas bibliotecas escolares, em todo o mundo, escolher um dia, em outubro, que melhor se adeque à sua situação de forma a celebrar a importância das bibliotecas escolares... ". O Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares decidiu declarar o dia 24 de outubro como o Dia da Biblioteca Escolar, permitindo, deste modo, às escolas a preparação atempada de atividades específicas a realizar nesse dia, independentemente das ações que possam levar a efeito noutros dias do mês.
Marcadores:
eventos,
Mês Internacional das Bibliotecas Escolares,
promoção das bibliotecas escolares
12 DICAS PARA (COMEÇAR A) LER MAIS
- Em primeiro lugar, busque o prazer de ler: ainda que seja uma leitura densa, dolorosa e triste, há prazer em compartilhar esses sentimentos todos em comunhão artística com o autor e os outros leitores. Descubra como ter a leitura como objetivo e manter o seu prazer.
- Tenha sempre um livro consigo
: sempre surge a oportunidade de avançar na leitura de um livro, seja na fila do banco, no ônibus ou em algum outro momento inesperado. Atenção: não vá se tornar uma pessoa anti-social. Às vezes uma boa conversa pode ser melhor para passar o tempo. Para esse item, prefira livros pequenos, fáceis de carregar. - Cuide de seus olhos
: a não ser que você já domine o braille, vai preferir manter seus olhos em ótimo funcionamento. Esteja atento e faça exames periodicamente. Se precisar usar óculos, use. Fique bem informado sobre seus olhos. - Tenha meios alternativos de leitura
: a tecnologia fornece diversas alternativas para atualizar as leituras. Ler na tela do computador pode ser desconfortável, mas já existem formas de ler bons livros, um pouco de cada vez, recebendo pequenos trechos de cinco minutos por em seu email diariamente. Você sabia que até mesmo em seu celular você pode ler livros? - Aperfeiçoe a sua leitura: de que adianta ler se você mal lembra da história um mês depois? Para ler um livro velho como se fosse novo? Bem, a idéia não é má e reler um bom livro sempre é bom, mas se você quer reter mais de tudo aquilo que lê, escolha uma maneira de fazer isso.
- Aprenda de uma vez por todas como funciona um agregador de feeds: vamos assumir que, se você está lendo este artigo, você lê blogs. Se lê blogs e ainda não sabe usar um agregador de feeds está muito atrasado e está perdendo tempo ao ter sempre que acessar os seus sites preferidos para saber se eles já foram atualizados ou não. Possivelmente, está perdendo até mesmo textos interessantes. E, muito provavelmente, de blogs que falam de livros, literatura ou que fazem literatura propriamente dita. Aprenda de uma vez a utilizar um agregador de feeds.
- Prefira livrarias com bom atendentes: nem sempre os vendedores de livrarias são as melhores pessoas para indicar livros, mas sempre há aquele profissional que se destaca. É aquele que conhece seus gostos e sabe indicar de forma certeira um livro de que você vai gostar. Ou ao menos lhe avisar quando aquela edição que você tanto espera chegou na loja. Em geral, essas pessoas estão nos sebos.*
- Saiba fazer pequenos reparos em livros
: nem sempre vale a pena. Livros são feitos hoje como um produto qualquer e muitos não valem um centésimo da árvore de onde saiu suacelulose. Mas o bom leitor tem sempre uma ou outra edição rara ou feita com aquela arte que mais não há. Para esses, saiba fazer pequenos reparos e como secá-los no caso de molhados. Mas para evitar esses problemas… - Saiba como guardar seus livros: a melhor maneira de conservar um livro é não o guardando, mas fazendo com que ele circule de mão em mão. O objetivo de um livro é conservar o conhecimento para que esse conhecimento se propague. Guardá-lo em uma estante para o resto da vida é o mesmo que queimá-lo. Mas se você não for capaz de tal generosidade, aprenda a conservar seus livros.
- Tenha ao menos um desafio para cada ano: escolha uma grande obra que ainda não tenha lido e comprometa-se a lê-la.
- Leia menos para ler mais: se você lê até o ponto de ficar cansado ou de passar os olhos sobre a página sem que se lembre ou tenha consciência do que acabou de ler, algo está errado. Você precisa aprender a parar de ler antes que isso aconteça para que seu horizonte de leitura se amplie e para que a leitura sempre esteja associada a uma atividade prazerosa. Lembre-se: para ler mais, leia menos, mas com mais qualidade.
- Saiba onde conseguir livros grátis: livros não são baratos. Você pode conseguir livros grátis na internet com facilidade. Ler na tela ainda é desconfortável, mas esteja ciente das mudanças tecnológicas. É possível que os eBook Readers se popularizem ou, então, alguma outra forma de leitura. Mudanças vão acontecer, não há dúvida. De outra forma, você estaria lendo ainda em papiros e tendo que aprender o funcionamento do livro, essa tecnologia tão recente.
* sebo= alfarrabista
[via livros e afins]
BEBELENDO UM PROJETO DE PROMOÇÃO DA LEITURA A PARTIR DO 7º MÊS DE GRAVIDEZ
Bebês embalados por livros e histórias que os manterão conectados ao hábito da leitura por toda a vida. Esse estímulo ao contato com as histórias desde a gestação e o nascimento -- assim como a promoção da leitura entre as mães, pais e cuidadores das crianças -- é o objetivo do programa Bebelendo, inspirado também nas ações de formação de leitores das Jornadas Literárias, que já faz experiências práticas.
Desde fevereiro de 2010, o projeto idealizado por Rita de Cássica, à época professora da Universidade de Passo Fundo e hoje consultora da Unesco, é aplicado nos municípios gaúchos de Erechim e Tapejara.[...]
E muitos resultados já estão sendo observados: os bebês que participaram do programa mostram maior atenção às histórias e interesse pelos livros, enquanto as mães leem mais e servem como mediadoras não só com o bebê, mas também com os outros filhos. Agora, a expectativa de Rita é conferir o resultado na fala dos bebês.
As últimas descobertas da neurociência mostram que de 0 a 3 anos acontece um importante desenvolvimento cerebral. E que pode haver mudanças de acordo com os estímulos fornecidos. “Os comportamentos dessa fase servem de base para a vida toda”, explica Rita. Através do contato com a leitura e literatura neste período, acredita-se que a criança também vai ter uma capacidade linguística mais bem desenvolvida: 50% da capacidade é hereditária, e 50% pode ser influenciada pelo meio. “Então, se as mães leem mais elas também influenciam na capacidade linguística do filho.”
O projeto propõe que desde a gestação a mulher participe de encontros semanais nas bibliotecas municipais. Em um primeiro momento, a professora Rita explica às mães a importância de estimular a leitura e a contação de histórias desde a gestação. Então, a partir do sétimo mês, as gestantes passaram a se encontrar semanalmente com duas mediadoras na biblioteca para ouvir uma história contada, aprender cantigas de ninar e parlendas – que devem contar e cantar aos bebês. Aos poucos, são estimuladas a introduzir as histórias e os livros a eles.
Passado um ano e sete meses de trabalho, os resultados são animadores. “Observamos claramente que os bebês desenvolveram comportamentos de leitores. Eles prestam muita atenção quando se contam histórias, muito mais do que os bebês que não participaram do programa”, conta Rita.
Outras descobertas: o vínculo afetivo entre a mãe e o bebê ficou mais forte e os pequenos também ficaram mais sensíveis à música e se movimentam no ritmo dela. Por sua vez, as mães também desenvolveram comportamentos de leitoras, retirando em média três livros por mês da biblioteca. “Agora estamos ansiosos para ver os resultados na fala dos bebês, de como as histórias estimularam a sua capacidade linguística”, diz Rita.
[via o Blog do Galeno]
Marcadores:
aprendizagens,
promoção da leitura
PRIBERAN DISPONIBILIZA GUIA DIGITAL GRATUITO DO ACORDO ORTOGRÁFICO
Um guia sobre o que muda com o novo Acordo Ortográfico e que está disponível gratuitamente no site do FLiP em formato pdf para que qualquer pessoa o possa consultar, imprimir e partilhar.
Marcadores:
biblioteca digital,
era digital
KISS SEMPRE QUE CRIAR CONTEÚDOS ONLINE
quinta-feira, 29 de setembro de 2011
NEW TECHNOLOGIES AND THE FUTURE OF LEARNING
Marcadores:
aprendizagens,
educação,
education,
era digital
LER É SEXY
Ciia
[via lecturimatges]
Leon Ryan
[via thomerama]
Maria Reis
Georgi Edward
Edward McGowan
[via thomerama]
Por vezes, funciona como 'isco', a colocação de cartazes com este tipo de 'slogan' e belas ilustrações (como estas, por ex) ou fotos. A biblioteca deve suscitar a vontade de ser visitada para nela se descobrir o que há de novo, o que há que seja giro, excitante, novo, inesperado... Não deixem que a sua 'imagem', o seu espaço se tornem monótonos, sem graça. Os jovens de hoje querem mudança, novidade!...
Marcadores:
ilustração,
promoção da leitura,
promoção das bibliotecas escolares
VINCENT ADORA EDGAR ALLEN POE
LEITOR DE JORNAIS DESPORTIVOS
Marcadores:
arte,
promoção da leitura
PROSUMERS - MILLENINALS: THE CHALLENGER GENERATION
Marcadores:
comportamentos,
digital natives,
era digital,
nativos digitais
EASY vs DO-ABLE
As coisas fáceis não valem a pena ser feitas... Outras, podem parecer impossíveis de realizar ou insensatas pela enormidade de risco e esforço, mas são essas que as empresas de sucesso perseguem. Vale a pena (mais uma vez!) ler Seth Godin:
Often we consider an opportunity based on how easy it is. The problem with this analysis is that if it's easy, it's often not worth doing. It's easy to start a blog, but of course, starting a blog doesn't really deliver a lot of value. Posting 4,100 blog posts in a row, though, isn't easy. It's do-able, clearly do-able, and might just be worth it.
Successful organizations seek out the do-able. When Amazon went after the big bookstore chains, analysts ridiculed them for doing something insanely difficult. But it was clearly do-able. Persistence and talent and a bit of luck, sure, but do-able.
Sometimes we seek out things that are actually impossible. Building a search engine that's just like Google but better is impossible (if your goal is to dominate the market with it). It's fun to do impossible projects because then you don't have to worry about what happens if you succeed... you have a safety net, because you're dreaming the impossible dream.
Do-able, though, is within our reach. Ignore easy
[via seth's blog]
quarta-feira, 28 de setembro de 2011
O LIMPA PALAVRAS
Marcadores:
ilustração,
promoção da leitura
NA ESCOLA PROFISSIONAL DE SICÓ OS MANUAIS ESCOLARES ESTÃO ONLINE
Uma iniciativa que vale a pena ser monitorizada para se perceber quais são os reais ganhos nesta mudança radical de suportes no armazenamento e disponibilização de conteúdos.
Marcadores:
aprendizagens,
era digital,
recursos educativos digitais
O LEITOR SILENCIOSO
Marcadores:
bibliotecas,
promoção da leitura
A IDÓNEA BIBLIOTECÁRIA 'ATACA' COM LIVROS APAVORANTES
Ainda não a conhecem? Então, espreitem o seu blogue Déjà Lu. Descobri lá este post 'apavorante':
Já é tarde enquaaaanto escrevo estas li-n-has e sou obri/gada a publicarrrrrrr este postterrífico sobre li#vros que me mettttttem muito meeeeeedo.
(&%#”/)
Desculpem, mas bateram-me à porta e dei um salto da cadeira!
Marcadores:
cidadania,
promoção da leitura
terça-feira, 27 de setembro de 2011
"AH! ESTE TRAZ O AROMA FRESCO DO JORNAL!"
Marcadores:
e-newspapers,
era digital
A BRIEF HISTORY OF DIGITAL DATA
BIBLIOTECA ITINERANTE UM BRINQUEDO DOUTROS TEMPOS
THE FANTASTIC FLYING BOOKS OF MR MORRIS LESSMORE
O ilustrador é William Joyce que é o autor de Toy Story e Vida de um Inseto. Disponível para IPad por $4,99
Marcadores:
e-books,
era digital,
iPad,
promoção da leitura
A PROPÓSITO DO ANIVERSÁRIO DO GOOGLE
O 1º doodle que assinalou o 4º aniversário em 2002
5º aniversário em 2003
6º aniversário em 2004
7º aniversário em 2005
8º aniversário em 2006
9º aniversário em 2007
10º aniversário em 2008
11º aniversário em 2009
12º aniversário em 2010
VIRAR PÁGINAS NÃO QUEIMA CALORIAS MAS...
VIAJAR COM WI FI
Fernando Veludo/NFACTOS/arquivo
Mais de 150 dos 180 autocarros que compõem a frota da Rede de Expressos estão equipados com wi-fi, permitindo aos passageiros navegarem gratuitamente na Internet. Até ao fim do ano, a empresa espera ter todos os seus autocarros equipados com esta nova tecnologia, disse ao PÚBLICO o director da rede, Carlos Oliveira.
Ler +
Marcadores:
era da informação,
era digital
PARABÉNS PELOS 13 ANOS DO GOOGLE!
ESCOLAS AÇORIANAS EQUIPADAS COM COMPUTADORES PORTÁTEIS
As escolas do primeiro ciclo do ensino básico dos Açores vão ser equipadas com cerca de 2.000 computadores portáteis, num investimento de cerca de 500 mil euros que se destina a substituir a aquisição de novos ‘Magalhães’.
“O que o Governo Regional pretende é que os computadores passem a ser parte integrante da escola e não do aluno, ao contrário da filosofia que existiu na altura dos computadores ‘Magalhães’”, afirmou hoje a secretária regional da Educação, Cláudia Cardoso, citada numa nota do gabinete de comunicação do executivo regional.
A responsável considerou que os computadores são uma ferramenta importante para os alunos, defendendo a necessidade de começar a utilizá-los o mais cedo possível, o que justifica esta aposta no equipamento das escolas do primeiro ciclo.
Ler +
Marcadores:
aprendizagens,
era digital,
recursos educativos digitais
CONHECE A IDÓNEA BIBLIOTECÁRIA E O DÈJÁ LU?
Há iniciativas que nos deixam cheios de 'inveja' por não termos sido nós os seus autores. A Idónea Bibliotecária teve uma fantástica ideia que tratou de por em prática recorrendo a um blogue, o Déjà Lu. É assim que ela explica:
Déjà Lu é uma página de leilões de livros já lidos. Poderíamos chamar-lhes livros em segunda mão, mas estaríamos a quebrar toda a mística que envolve um volume que em tempos fez companhia a alguém.
O valor das vendas resultante dos leilões reverterá, na sua totalidade e de forma directa para a APPT21 (Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21) e para o Centro de Desenvolvimento Infantil DIFERENÇAS
Não tivemos a ideia mas podemos fazâ-la crescer, visitando o Déjà Lu e licitando, pelo menos, um livro. A causa bem o merece!
segunda-feira, 26 de setembro de 2011
O PROJETO LEITURA DIGITAL DA FCG ARRANCOU HOJE
(PÚBLICO/arquivo)
O projecto Leitura Digital teve hoje o seu ponto de partida em Lisboa. Financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, com um orçamento de 150 mil euros, o projecto cria uma equipa que estudará a realidade portuguesa em termos de leitura digital, passando pela análise da indústria editorial e das bibliotecas.
O sociólogo Gustavo Cardoso, director do Observatório da Comunicação do ISCTE (Obercom), é o coordenador da equipa e, no intervalo da primeira reunião realizada, em Lisboa, na Fundação Gulbenkian, disse ao PÚBLICO que o estudo além de focus groups com leitores, irá incluir um inquérito representativo da população (com leitores de todas as idades) e ainda uma série de análises da indústria – em termos editoriais – e também das bibliotecas.
Na reunião, em que se discutiram “os termos do projecto”, se “deu um enquadramento” e se “pensou o que pode ser trabalhado”, participaram não só a equipa (Carla Ganito, Cátia Ferreira e José Neves), como os representantes da Fundação Gulbenkian (Manuel Carmelo Rosa e Maria Helena Melim Borges pelo Serviço de Educação e Bolsas; e Ana Paula Gordo e José Afonso Furtado pela Biblioteca de Arte) e ainda Teresa Calçada (pela Rede de Bibliotecas Escolares), Paula Santos (pela Associação de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas) e Luís Gonzalez Martin (pela Fundación Germán Sanchéz Ruipérez).
Ler +
Marcadores:
bibliotecas,
e-books,
era digital,
Fundação Calouste Gulbenkian
UMA BIBLIOTECA NAS PONTAS DOS DEDOS
Marcadores:
biblioteca digital,
e-books,
e-readers,
era digital,
promoção da leitura
O QUE É O AMOR?
O que é o Amor?, escrito por Davide Cali e ilustrado por Anna Laura Cantone, é mais uma obra para o público infantil trazido pela novíssima editora Gato na Lua.
“O que é o amor?”, questiona-se Emma. Pergunta à mamã romântica, ao papá adepto de futebol, à avó doceira e ao avô apreciador de automóveis. Todos lhe dão respostas diferentes. Como é que o vai encontrar? Emma sente a cabeça a andar à roda.
Marcadores:
literatura infantil,
promoção da leitura
VOLTARAM AS SÉRIES MR MEN E LITTLE MISS DE ROGER HARGREAVES
Em boa hora a Presença decidiu reeditar estes fabulosos livrinhos de Roger Hargreaves que agradam a um público de qualquer idade...desde que tenha sentido de humor!! O preço é uma agradável surpresa: menos de 3€!
Charles Roger Hargreaves (1935- 1988) foi um autor e ilustrador britânico de livros infantis, mais conhecido pelo seu trabalho nas séries Mr. Men e Little Miss. Foi no começo da década de 1970 que Roger decidiu dedicar-se a escrever e ilustrar livros infantis.
Marcadores:
promoção da leitura,
Roger hargreaves
READ ME
domingo, 25 de setembro de 2011
A UMINHO PERMITE RESERVAR LIVROS ATRAVÉS DO TELEMÓVEL
A Universidade do Minho (UM) é pioneira no ensino superior português a oferecer uma aplicação para dispositivos móveis com o seu catálogo bibliográfico. A inovação permite às pessoas usarem o telemóvel para pesquisar e reservar publicações, consultar a ficha de utente, renovar os seus empréstimos e ver notícias, ente outras opções.
Este “catálogo mobile” acentua a aposta digital dos Serviços de Documentação da UM, que também disponibilizam os serviços através de ‘website mobile’, RSS Feeds, Facebook e twitter.
A UM é a universidade portuguesa com maior visibilidade na internet, segundo o Ranking Web of World Universities.
A nova interface para dispositivos móveis permite aceder e usar a informação das bibliotecas da UM de uma forma amigável e com todas as principais funcionalidades do catálogo.
Ler +
Marcadores:
biblioteca digital,
biblioteca virtual
Assinar:
Postagens (Atom)