“Well-run libraries are filled with people because what a good library offers cannot be easily found elsewhere: an indoor public space in which you do not have to buy anything in order to stay.” Zadie Smith

sexta-feira, 20 de maio de 2011

UTILIZAÇÃO DAS REDES SOCIAIS POR CRIANÇAS EUROPEIAS


Um inquérito levado a cabo pelo projecto EUKidsOnline em parceria com a União Europeia revelou que três quartos das crianças europeias possuem perfil numa rede social. Desdobrando por escalões etários vemos que 38% das crianças entre os nove e 12 anos e 77% dos jovens entre os 13 e 16.
O Facebook aparece como a rede social mais popular em 17 dos 25 países, sendo utilizada por 57% das crianças dos 9 aos 16 anos apesar do seu limite de idade.
Assim sendo, uma em cada cinco crianças com menos de 13 anos tende a ludibriar a barreira de idade do Facebook - 10% dos 9 aos 12 afirmou ter conta.
Note-se que um quarto do total de inquiridos não colocou restrições à visualização pública do perfil, o que significa que qualquer um com uma ligação à internet poderá visualizar os perfis e demais informações destes menores.
Tal fenómeno constitui uma potencial ameaça aos olhos de Neelie Kroes, Comissário da União Europeia para os assuntos da Internet e agenda digital. Concomitantemente, o Comissário deixou como pedido às empresas detentoras deste tipo de plataformas para tornarem as páginas dos menores privadas por defeito e invisíveis a motores de busca.
Olhando para um desdobramento por países vemos que a taxa de utilização das redes sociais entre o segmento etário dos 13 aos 16 são importantes em vários países. Os países escandinavos ocupam o topo com 92% na Noruega e 89% na Dinamarca. Bastante próximo vemos ainda o Reino Unido com 88% e a França com 82%.
Já no que toca ao escalão abaixo dos 13 anos a Holanda segue na frente com um peso de inscritos na casa dos 70%. Por seu turno, a França ficou no fundo da lista com 25%
[via obercom]

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails