“Well-run libraries are filled with people because what a good library offers cannot be easily found elsewhere: an indoor public space in which you do not have to buy anything in order to stay.” Zadie Smith

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

ESTUDO EURKIDS ONLINE SOBRE USO DA INTERNET - UMA RADIOGRAFIA DE PORTUGAL


- Portugal apresenta uma das médias mais altas em termos etários no uso da internet: 10 anos.
- Quase todas as crianças entre os nove e os 16 anos, têm acesso à internet a partir de casa (93%) e mais de dois terços (67%) fazem esse acesso desde o quarto. Apenas a Suécia e a Dinamarca estão à frente.
- A internet no telemóvel ainda não está vulgarizada junto dos mais novos. Possuem-na 7% dos rapazes e 2% das raparigas.
- As crianças portuguesas dizem usar a internet sobretudo para fazer os trabalhos de casa (89%) e jogos (83%). Somente um terço usa-a para ler notícias.
- As meninas mostram-se mais ofendidas ou perturbadas com os riscos online do que os rapazes. De uma forma geral, das 25 mil crianças europeias, 25% já contactaram com mensagens de cariz sexual e 18% receberam mensagens portadoras desse conteúdo.
- As crianças mais novas, de meios sociais desfavorecidos, com baixa autoestima e com problemas psicológicos reagem de forma mais passiva às provocações de estranhos.
- Os pais devem ajudar os filhos a organizar os tempos livres. Roubar horas ao desporto para estar diante do computador não é boa doutrina
- Tratar das dúvidas diretamente com os filhos e ensina-lhes estratégias de defesa são outros conselhos.
[fonte: JN 28.01.13]

Relatório integral aqui

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails