“Well-run libraries are filled with people because what a good library offers cannot be easily found elsewhere: an indoor public space in which you do not have to buy anything in order to stay.” Zadie Smith

sábado, 15 de outubro de 2011

O MERCADO DOS LIVROS DIGITAIS CRESCE VERTIGINOSAMENTE NO BRASIL



Opinião da agente literária Lucia Riff, que acompanhou de perto a evolução do mercado editorial brasileiro nos últimos 20 anos, sobre o mercado digital no Brasil:

Como vê o mercado de livros digitais no Brasil?
O mercado de livros digitais está crescendo vertiginosamente e estimulando o mercado como um todo, mas, ao mesmo tempo, trazendo imensas dificuldades e uma grande necessidade de ajuste.
 
Quando uma editora compra os direitos de um livro ela já compra o direito de publicar também a versão digital?
Não necessariamente. Depende da oferta, da editora, da obra. Mas eu diria que o mais comum hoje em dia é a oferta já incluir os direitos digitais (e a obrigação de lançamento da obra nos dois formatos, físico e digital). O grande problema são os livros que já estão em catálogo, o back list, os livros esgotados, as antigas traduções. Lidar com o novo é tranquilo. Lidar com o passado é que está dando dor de cabeça.
 
Para quando prevê a popularização do livro digital?
Isso vai depender da popularização dos e-readers em primeiro lugar, mas não vai demorar. Quando o mercado de livros didáticos for tomado pelos textos no formato digital, vai ficar evidente o alcance da mudança.
 
Você vê alguma possibilidade de as editoras brasileiras começarem a comprar os direitos de um aplicativo, como já foi feito com os livros pop-up, neste momento em que o desenvolvimento pelas empresas de tecnologia ainda custa muito caro?
Sim, acredito que vamos negociar não só livros mas também aplicativos, embora ache que em breve estaremos desenvolvendo aplicativos no Brasil a preços razoáveis.
Ler +

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails