“Well-run libraries are filled with people because what a good library offers cannot be easily found elsewhere: an indoor public space in which you do not have to buy anything in order to stay.” Zadie Smith

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

EDITORES DE MANUAIS DIDÁTICOS JÁ TESTAM APLICAÇÕES PARA IPADS EM ESCOLAS


iPad apps are making their way into the classrooms of elementary schools across the country, as part of a pilot program for kids who are growing up in the digital realm.
And textbook publishers are taking advantage of the program by redesigning their books to be tested in these pilot classrooms.
The Boston Globe reports: “The devices offer a digital platform for longtime print textbook publishers like Pearson Education Inc… Last fall, the company launched what it claims is the nation’s first-ever complete social studies curriculum for the iPad, in partnership with Virginia officials. Houghton Mifflin Harcourt Publishing Co. has also redesigned a classic textbook to take advantage of the iPad. Since early September, around 400 students in California have been learning algebra via a new iPad-only program designed by the Boston company.”
Publishers have learned that iPads work well for selling children’s books to toddlers, so it makes sense that textbook publishers would follow suit and release book apps for a slightly older audience.

VALTER HUGO MÃE NA ES/3 GONÇALVES ZARCO

"1,2,3, um escritor de cada vez" é um programa de promoção da leitura da biblioteca da ES/3 João Gonçalves Zarco (Matosinhos) que levou hoje o escritor valter hugo mãe a conversar com alunos, professores e funcionários num auditório lotado.
O ponto de partida foi a entrega ao escritor de uma 'caixinha' com uma série de perguntas formuladas pelos alunos e às quais foi respondendo, estabelecendo um clima muito aberto, muito 'informal' com todos. Partilhamos aqui algumas 'revelações':
- "Os meus livros não são autobiográficos porque a minha vida é banal... Contudo, A Máquina de fazer Espanhóis parte da circunstância da morte do meu pai e da necessidade de escrever com e sobre sentimentos com os quais lidamos mal..."
- "Gosto de escrever no silêncio e sou capaz de passar mais de 20h sem beber, sem comer...sem noção do tempo que passa..."
- " Gosto mais de escrever do que de ler porque quando leio certos livros fico logo com vontade de ir escrever..."
- "Não escrevo para ninguém em especial; os meus livros não têm um destinatário definido"
- "Estou a escrever um romance que será publicado em setembro numa data 'terrível': vou fazer 40 e estou incrédulo...A personagem principal chama-se Crisóstomo e chega aos 40 sem filhos..."
- "Gostava de ter escrito os livros de Kafka, de Herberto Hélder, de Lídia Lopes, de Luis Miguel Nava..."
- "A minha fonte de inspiração são as pessoas comuns"
- "uso minúsculas por causa de poemas que li todos assim escritos e achei que tal criava uma imagem mais 'limpa'; no próximo romance vou usar maiusculas porque não quero cristalizar num formato"
- "mãe é um pseudónimo; não queria usar só o nome do pai e com o da mãe também ficava um nome muito 'esquisito?, não compraria um livro de alguém que tivesse esse nome..."
- O digital veio para ficar; tal como aconteceu com a música...No fundo o que interessa são as histórias e não o suporte. Nem o cheiro 'bom' dos livros se pode falar hoje porque as resinas que se usam cheiram mal...Pessoalmente gosto muito de ler livros digitais:"

O GOZO DA LEITURA


INSTALAÇÕES COM LIVROS (2)


domingo, 30 de janeiro de 2011

O LIVRO TEM QUE NOS FAZER PENSAR


ANTOLOGIA REVISTA DE CONTOS

O VELHO QUE LIA ROMANCES DE AMOR

Um filme de Adriano Niel baseado na obra de Luís Sepúlveda. Mais uma inspiração para a promoção da sua leitura bem como a recriação multimédia pelos alunos.

HISTÓRIA DA GAIVOTA E DO GATO QUE A ENSINOU A VOAR

Um vídeo que pode servir de ponto de partida para a leitura desta obra de Luis Sepúlveda ou de inspiração para que os alunos produzam também as suas versões multimédia.

BOM DIA!


sábado, 29 de janeiro de 2011

EU


Eu de Philip Waechter, editado pela GATAfunho é um daqueles livros que nos deixam reconciliados com a vida por nos lembrar o que é realmente importante, o que nos faz falta a todos e os nossos 'pecadilhos'...

CADA UMA COM OS SEUS ARGUMENTOS...

[via ebookporn]

PAIXÃO


sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

O LIVRO DO BURACO

Comprei hoje mais uma obra do genial Peter Newell (autor do O Livro Inclinado): O Livro do Buraco. Sobre Newell escreveu Marco Graziozi: "O que eu encontro de mais interessante nele é o facto de que parece que tornou mais popular o livro infantil tipicamente vitoriano e de que introduziu técnicas que seriam usadas por artistas de banda desenhada dos jornais"
Não desvendo grande coisa deste delicioso livro apenas transcrevo o que vem na contracapa: "Um menino dispara uma arma e a poderosa bala fura a parede e abre caminho através de todos os obstáculos que vai encontrando(...) Como irá tudo acabar?"
Também podemos ler que este livro (publicado pela 1ª vez em Portugal e na íntegra) consegue "aquilo que nunca nenhum livro electrónico poderá incluir: um buraco, um buraco autêntico e tocável. Melhor ainda: vinte e três (23) buracos, um em quase todas as ilustrações."
Nonsense, ironia, comicidade, ingenuidade, insensatez são as 'especiarias' que 'condimentam' esta divertida história.

LER PARA O BEBÉ AUMENTA VÍNCULOS AFETIVOS


Se você não vê a hora de o seu bebê crescer para ler todos aqueles lindos livros infantis com ele, saiba que não precisa esperar. Um estudo feito com 116 famílias no Montreal Children's Hospital, no Canadá, e publicado no Journal of Developmental and Behavioral Pediatrics mostra os benefícios da leitura para as crianças já nos primeiros dias de vida: aumenta o vínculo com os pais, tem efeito tranquilizador e ajuda no desenvolvimento cerebral. Conduzida com pais de bebês internados na unidade de tratamento intensivo, a pesquisa apontou que a situação estressante de ir para casa sem o recém-nascido pode dificultar a ligação entre os pais e a criança. Mas o simples ato de ler um livro em voz alta para o bebê facilita essa aproximação.

JOGOS & BD






Vi hoje, na FNAC, estes jogos que me pareceram muito interessantes para reforçar um fundo que, normalmente, é 'pobre' nas bibliotecas escolares.
A BD juvenil é quase inexistente (pelo menos nas bibliotecas por onde vou passando) e estes 2 títulos parecem-me suficientemente atrativos para os jovens que já sonham em viajar: são esquissos de lugares, pessoas, cidades, feitos aquando das visitas dos respetivos autores. Graficamente muito bons! Uma boa aposta para a leitura informal.

BIBLIOTECA DA EB23 DE PERAFITA REQUALIFICADA







No âmbito do programa RBE de apoio à requalificação de bibliotecas que já acusavam a 'passagem do tempo', recebeu a EB23 de Perafita (Matosinhos) uma verba destinada à aquisição de mobililiário e fundo documental. A direção da escola assumiu outras melhorias a nível do espaço: reparação de fissuras, pintura das paredes, colocação de telas nas janelas e substituição da porta de entrada por uma de vidro. Fez-se uma alteração radical na organização das zonas funcionais e o resultado está patente nas fotos acima. Os alunos têm vindo a manifestar a sua enorme satisfação pela 'nova' biblioteca (uma aluna disse-me mesmo hoje: "Está fantástica! É o melhor lugar da escola e gostamos muito de vir para aqui!"Temos a certeza que é com boas bibliotecas (a todos os níveis) que podemos marcar a diferença nas escolas no sentido de contribuir positivamente para aumentar o gosto pela cultura, pela leitura, pela investigação. 

APPS EDUCATIVOS DA GOOGLE APPS MARKETPLACE

Ainda que em inglês, parece-me que são ótimos recursos educativos a nível do secundário.

HISTÓRIA DAS REDES SOCIAIS


[via 2.0 webmania]

NO MOSTEIRO TIBETANO

[via ebookporn]

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

CIDADÃOS IMPEDEM FECHO DA BIBLIOTECA PÚBLICA COM AÇÃO INÉDITA

foto retirada daqui
Os habitantes de Stony Stratford (Buckinghamshire) mobilizaram-se de forma inédita para evitarem que a sua biblioteca local fosse fechada devidos aos cortes financeiros anunciados pela edilidade: no espaço de uma semana requisitarem a totalidade dos 16 000 livros!!! Quando Emily Mason ouviu um residente dizer, em tom de brincadeira, que o melhor era irem buscar os livros à biblioteca, ela achou a ideia brilhante e usou o Facebook e o mail para divulgar a ideia. Ao fim de uma semana...as prateleiras estavam vazias!
Quando o Conselho da cidade se reunir no dia 22 de fevereiro vai ter um 'sério' problema resolver...
Toda a notícia aqui

COM CERTOS BIBLIOTECÁRIOS NÃO SE BRINCA...

[via libraryland]

1 ANO DE IPAD

[via mashable]
Os números revelam bem o caso de sucesso deste tablet.

PEÇAS DE MOBILIÁRIO QUE PERSONALIZAM AS BIBLIOTECAS (3)

Já aqui tinha falado em reciclagem de cadeiras com técnicas muitos simples e eficazes. Este é um bom exemplo.


MOZART NASCEU HÁ 255 ANOS - QWIKI

I'M READING A BOOK DE JULIAN SMITH


I’m Reading A Book lyrics
At home
sitting in my favorite nook
My girls trying to get me eat some dinner she cooked
Im reading a book, girl
I’m reading a book
dont you ever interrupt me while i’m reading a book
On the shoulder
I got pulled over
Pigs trynna get me, roll my window lower
Im reading a book, pig
Im reading a book
Dont you ever interrupt me while i’m reading a book
Why are all these people always interrupting me
What i gotta do to try to make them see
(Don’t you ever interrupt me while i’m reading a book)
Im reading a book, i’m reading a book
dont you ever interrupt me while i’m reading a book
(Don’t you ever interrupt me while i’m reading a book)
Im reading a book, i’m reading a book
dont you ever interrupt me while i’m reading a book
I’m at the library, where they call me a crook
I never even pay for my library books
I take them from the shelf
and if anyone looks i say
Im reading a book, man 
Im reading a book
At a stupid birthday party for some stupid kid
take a book from a present 
They were supposed to be his
Now i’m about to find out what happens to Captain Hook
(j/julian-smith-lyrics/i_m-reading-a-book-lyrics.html)
Cause i’m reading your book, kid
I’m reading your book
Why are all these people always interrupting me
What i gotta do to try to make them see
(Don’t you ever interrupt me while i’m reading a book)
Im reading a book, i’m reading a book
dont you ever interrupt me while i’m reading a book
(Don’t you ever interrupt me while i’m reading a book)
Im reading a book, i’m reading a book
dont you ever interrupt me while i’m reading a book
If you ever interrupt me
you can bet your gonna see
the nasty me, the nasty me, the nasty me
Im reading a book, i’m reading a book
dont you ever interrupt me while i’m reading a book
(Don’t you ever interrupt me while i’m reading a book)
Im reading a book, i’m reading a book
dont you ever interrupt me while i’m reading a book
Im reading a book, i’m reading a book
dont you ever interrupt me while i’m reading a book
(Don’t you ever interrupt me while i’m reading a book)
Im reading a book, i’m reading a book
dont you ever inte…
(Bagpipe)
Edoardo
Julian Smith – I’m Reading A Book Lyrics

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

10 MELHORES APPS EDUCATIVAS IEAR 2010 PARA IPHONE, ITOUCH E IPAD


  1. Science – Virtual Frog Dissection – “dissect” without harming a real frog
  2. English – Shakespeare in Bits – fully-animated version of “Romeo and Juliet” with unabridged text, notes, summaries, analysis, in-line translation, and character biographies
  3. Art – Brushes – create original artwork with realistic brushes, an advanced color picker, layers, and zooming
  4. Music – iShred – a virtual guitar
  5. Foreign Language – Mindsnacks Spanish – six games to build vocabulary, reading, writing, listening and conversation skills
  6. Creativity – Storyboard – create a movie storyboard with drawings of characters and props
  7. Special Mention – Edmodo – a Twitter-like platform for sharing assignments, ideas, files, and events

WEBMINAR HOJE

A partir daqui, pude seguir, hoje, o Prof João Correia de Freitas numa interessantíssima conferência  subordinada ao tema "TIC e Inovação".
Discorreu sobre os 3is que correspondem às 3 fases do crescimento/implantação das TIC no processo educativo: informatização, integração e inovação, chamando a nossa atenção para o facto de 'informatização' não ser sinónimo de 'integração' e muito menos de 'inovação'...e de como este processo 'corre' em velocidades distintas de escola para escola.





 Estes 4 diapositivos acompanharam a sua explicação das 'lógicas' integradoras e inovadoras que se desocultam como as diferentes camadas de uma cebola!!...
Aos 3is devem ser acrescentados mais 2 a 'montante' e que são, naturalmente, a 'informação' e a 'investigação' e a na 'ponta final' a 'infeção' ou seja a propagação viral entre professores das práticas mais inovadoras ( e não tenhamos medo de partilhar!)
Esta última imagem é bem reveladora da nossa posição relativa nesta 'era da internet', no espaço sideral da web e só em rede(s), só numa postura de partilha, numa postura de aprendizagem/partilha/prática/avaliação...podemos caminhar para uma integração mais consistente e inovadoras das 'novas' tecnologias.

HÁ LIVROS QUE SÃO A NOSSA CARA


CRIANÇAS SABEM USAR O COMPUTADOR MAS NÂO SABEM ATAR OS SAPATOS


estudo foi realizado pela AVG Technologies no final do ano passado e engloba entrevistas a pouco mais de 2200 mães de países como os Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Espanha, Japão, Austrália, e Nova Zelândia. Todos os entrevistados tinham casas com acesso à Internet.
Os números são surpreendentes:
58% das crianças do estudo sabem jogar no computador
- apenas 20%sabe nadar
-  52% andar de bicicleta
- 69% controla o rato do computador
-  mas apenas 11% sabem atar os atacadores

Especialistas consideram que estes conhecimentos em tecnologia vão ter utilidade no futuro, mas alertam para necessidade dos encarregados de educação controlarem o utilização que as crianças fazem de computadores e smartphones ligados à Internet de forma a que a sua etiqueta online seja o mais correta e segura. Também é necessário que as crianças continuam a privilegiar a interação social.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

QWIKI RELEMBRA-NOS OS BEATLES


aqui mencionei o Qwiki, uma enciclopédia com imagens, sons, músicas, vídeos que pode ser construída e editada por qualquer um de nós (à semelhança da já muito conhecida Wikipedia).

THE GOOD LITTLE BUNNY WITH THE BIG BAD TEETH (uma sátira disparatada)

UM OLHAR SOBRE A BIBLIOTECA DA ES/3 DE AMARANTE

Este vídeo foi realizado  pelos alunos do 10º PTGEI1 da ES/3 de Amarante. Um magnífico  documentário que dá bem conta da qualidade do trabalho que é feito nesta biblioteca e que terá, com certeza, impacto positivo nas aprendizagens dos alunos.

ALMOÇO LITERÁRIO NO PORTO

 Vai ser no dia 2 de Abril, sábado, no Porto. Os interessados devem consultar a edição da revista  LER na próxima semana. Segundo se pode ler no respetivo site: "O objectivo mantém-se: conhecer os leitores, cara a cara, um por um, onde melhor se conhecem as pessoas, à mesa, num almoço prolongado, com direito a sorteio de livros, exemplares da revista e mais uma ou outra surpresa. Os interessados podem ligar desde já para Maria José Pereira (217626115) ou enviar um e-mail para ler@circuloleitores.pt."

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

1º ENCONTRO NACIONAL SUPERAR BARREIRAS COM TIC

Toda a info aqui

CONCURSO DA FCG DE APOIO ÀS BIBLIOTECAS DAS ESCOLAS SECUNDÁRIAS


Estão abertas de 24 de Janeiro a 24 de Fevereiro as candidaturas para o Concurso de Apoio a Bibliotecas Escolares/Centros de Recursos que incluam o Ensino Secundário e de Escolas de Ensino Secundário não Agrupadas.


As candidaturas devem ser apresentadas, individualmente ou em associação, por todas as Escolas que incluam o Ensino Secundário e de Escolas de Ensino Secundário não Agrupadas, sedeadas no território nacional. A instituição que apresenta a candidatura e que fica responsável pela execução do projecto é considerada Entidade Beneficiária do financiamento.

Apenas são admitidas a concurso as candidaturas apresentadas no formulário abaixo disponível, devidamente preenchido, que reúnam os requisitos exigidos no Regulamento do concurso.

Só são aceites candidaturas online.

LER FAZ BEM À ALMA


Related Posts with Thumbnails