“Well-run libraries are filled with people because what a good library offers cannot be easily found elsewhere: an indoor public space in which you do not have to buy anything in order to stay.” Zadie Smith

domingo, 30 de junho de 2013

"LETRAS NA AVENIDA" NO PORTO



[via JN]

"BIBLIOTAXI, UMA MÃO NA DIREÇÃO OUTRA NA EDUCAÇÃO"


Bibliotáxi é um programa de fomento a leitura e educação envolvendo meios de transportes, desenvolvido pelo Instituto de Mobilidade Verde em Parceria com o Catraca Livre. Além da cultura, o programa visa estimular a população para o uso de táxi e o seu compartilhamento como alternativa para o uso intensivo do automóvel privado contribuindo para redução dos congestionamentos da cidade.
Outro objetivo é inserir a cultura do “compartilhamento” na sociedade brasileira, desta forma bairros e comunidades poderiam usufruir de cidades mais inclusivas, saudáveis e sustentáveis.
Veja aqui um vídeo


sábado, 29 de junho de 2013

AS COISAS NO CAMINHO" UMA APP PARA AS CRIANÇAS


"As Coisas no Caminho" é uma aplicação totalmente desenvolvida em português para quem gosta de ler e brincar.
Uma história sobre as peripécias do ritual de viagem a caminho da escola, através do relato elucidativo de quem vai lá atrás, na sua cadeira e de cinto muito bem posto, a ver realmente muitas coisas!
Depois da leitura da história, animada pela ilustração repleta de coisas no caminho, a aplicação inclui o jogo "Eu vejo as Coisas no Caminho", um teste à capacidade de observação e memória de quem sabe tanto e julga tão bem. 
Para a Maria e todas a pessoas que seguem o seu caminho .-*
Clique aqui para descarregar para iPhone e iPad.
Clique aqui para descarregar para o seu equipamento com sistema Android. 
aqui para uma demonstração da aplicação! Custo: 0.89€
Texto, ilustração e animação de Helena Gonçalves.
Programação de João Espadinha.

"LES TALONS ROUGES"/"RED HEELS"


EM HARMONIA COM A NATUREZA


FELICIDADE É...


sexta-feira, 28 de junho de 2013

NO SÁBADO NÃO HÁ FEIRA MAS HÁ ESCRITORES


LEITURA DE PERIÓDICOS


EM NOVA IORQUE COLETIVOS CRIAM NOVOS MODELOS DE BIBLIOTECAS


Na era digital, há quem diga que os livros e os jornais têm os dias contados. E com grandes acervos sendo digitalizados, as bibliotecas também estão fadadas ao fim? É difícil ter uma resposta concreta para essas mudanças na sociedade mas, em Nova Iorque, as bibliotecas vivem uma espécie de renascimento criativo.
Algumas delas abrigam sedes de zines, salas de leitura, oficinas literárias e festas – voltando a pulsar arte e criatividade.

 MELLOW PAGES


Localizado no Brooklyn, o misto de bar e biblioteca, começou como um lugar de leitura para um grupo de amigos. Quatro meses depois, já era uma das maiores coleções de livros raros, com jornais alternativos, zines, revistas e livros de bolso e teve que mudar para um local maior.
A biblioteca tem 121 membros e 1.900 livros – a maioria obscuros- e eventos semanais, como festas de lançamento e leituras secretas. Os livros podem ser lidos tomando uma cerveja ou café, mas é possível levá-los para casa se você doar uma quantidade em dinheiro ou livros ( obviamente, eles não aceitam enciclopédias, nem clássicos do colegial).

 LITTLE FREE LIBRARIES


Elas não parecem bibliotecas e você possivelmente passaria reto sem vê-las. Parecidas com caixas de correio em uma calçada ou uma prateleira em um portão, qualquer um pode pegar um livro.
O mantra das bibliotecas livres é “Leve um livro, retorne um livro” e é baseada em uma política de confiança: não é preciso se cadastrar e não existem monitores nas “sedes”. Infelizmente, essas pequenas livrarias sofrem com roubo, vandalismo e descaso, o que não desmerece a ideia.

UNI LIBRARY

Aberta durante o verão, na Governor’s Island, é uma biblioteca a céu aberto, que fica disponível ao público durante o verão nova-iorquino. A coleção é modesta, mas está crescendo e tem títulos variados para todas idades e interesses.

Eles pedem que as pessoas devolvam os livros às 17h, mas não multam nem penalizam quem não devolve os livros. Para os organizadores, se uma pessoa gostou tanto do livro a ponto de querer levá-lo para casa, não existe nada de errado nisso..

Ler + ou aqui (original em inglês)

quinta-feira, 27 de junho de 2013

DEFENDER O ÓBVIO


"SERMÃO DE SANTO ANTÓNIO AOS PEIXES" POR DIOGO INFANTE NA BPMP


"AFINIDADES ELECTIVAS JUNTA ESCRITORES PORTUGUESES E DE EXPRESSÃO ALEMÃ



De 28 a 30 de Junho, autores portugueses e de expressão alemã juntam-se para discutir temas da actualidade dos seus países e aproximar as literaturas portuguesa e de expressão alemã. Uma organização Booktailors e Goethe-Institut. Participantes e programa aqui

ENCONTRO COM O ESCRITOR MIGUEL MIRANDA NA BM DA MAIA


ENCONTROS DE ESCRITORES E ILUSTRADORES DA TRAMPOLIM


quarta-feira, 26 de junho de 2013

segunda-feira, 24 de junho de 2013

ARTE DE RUA


DECUENTOS É UMA APP GRÁTIS COM CONTOS INFANTIS DA FGSR

Uma seleção de contos relatados de forma muito expressiva,  Uma app gratuita (Google play e AppStore)  ótima para partilhar com os mais novos (embora a maioria esteja em língua castelhana) e que permite:
- descarregar os vídeos
-criar uma lista dos contos favoritos
- partilhar os contos favoritos




10 LIVROS PARA OS MAIS NOVOS LEREM NAS FÉRIAS







Estas são as sugestões de Sílvia Souto Cunha e publicadas na revista Visão.



Related Posts with Thumbnails