“Well-run libraries are filled with people because what a good library offers cannot be easily found elsewhere: an indoor public space in which you do not have to buy anything in order to stay.” Zadie Smith

quarta-feira, 4 de julho de 2012

"PARA QUÊ BIBLIOTECAS?" INTERROGA MARGARIDA FRÓIS


As bibliotecas têm (aqui) um papel fundamental já que através delas é possível fazer chegar textos, em diversos suportes, a todos os cidadãos. Estes textos são essenciais para que as crianças desde muito pequenas tenham contacto com a leitura e a possam praticar, chegando através delas às famílias.
O problema das famílias não leitoras é extremamente grave porque não havendo a prática da leitura em casa, tudo se complica. É pois fundamental chegar às famílias. As bibliotecas escolares, os professores bibliotecários e os docentes em geral têm aí um papel fulcral, pois a proximidade com os pais e encarregados de educação permite influenciá-los através de estratégias que conduzam à criação desses hábitos.Daí a urgência das Redes ConcelhiasAs redes concelhias permitem rentabilizar recursos: humanos, documentais, informáticos e criar serviços de qualidade. As redes de bibliotecas são a melhor estratégia para atingir os tais níveis de literacia que ambicionamos.


Texto completo aqui

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails