“Well-run libraries are filled with people because what a good library offers cannot be easily found elsewhere: an indoor public space in which you do not have to buy anything in order to stay.” Zadie Smith

sábado, 30 de abril de 2011

1/4 DE AMERICANOS ESTÃO A LER E-BOOKS


Book Industry Study Group  divulgou os resultados de uma sondagem que revela alguns dados interessantes:
-  1 americano em cada 4 lê e-books; 
- entre os que lêem e-books, 2 em cada 3 já só lê digital;
- a ficção domina as preferências, seguida de ficção cientÍfica e romance
Ler aqui.

4 DE MAIO DIA INTERNACIONAL CONTRA O DRM


No emergente mundo dos e-books, as bibliotecas públicas estão em 'guerra' contra o DRM (Digital Rights Management). A Harper Collins está a ser boicotada e há um blogue especificamente direcionado para este luta que está já internacionalizada. Basta uma fazer uma pesquisa na web para se ter a noção de como estamos perante um movimento bastante ativo.


sexta-feira, 29 de abril de 2011

COMBATER A PIRATARIA DO E-BOOK VAI SER (TAMBÉM) UMA BATALHA PERDIDA

No âmbito da London Book Fair, foi debatido o problema da pirataria dos e-books. Os editores estão 'em pânico', querem evitar o que aconteceu com a música, querem combater a pirataria e por isso (ideia luminosa!) querem poupar em 'royalties' para poder empreender batalhas legais! Segundo alguns analistas, a pirataria nem sequer é feita por motivos económicos, antes por outros dois motivos capitais: conveniência (o formato digital pode ser descarregado em qualquer equipamento portátil) e rapidez (porquê esperar que o livro seja publicado e chegue à livraria??). 
Ler o artigo na íntegra aqui.

DIGITAL GENERATION GAP?


HÁ LIVROS QUE SÃO A NOSSA CARA (4)


PUBLICAR NA ERA DIGITAL

JARDIM DE LIVROS OU LIVROS AJARDINADOS?


AMAZON VENDE E-BOOKS NA ALEMANHA



Ao começar a vender e-books na Alemanha na semana passada, a Amazon se tornou, instantaneamente, a maior e-bookstore daquele país. 

Já na inauguração, a livraria virtual disponibilizava 250 mil títulos, sendo que alguns deles, sobretudo clássicos alemães, podem ser baixados gratuitamente. 

A empresa também está de olho nos autores independentes e anunciou que seu projeto Kindle Direct Publishing (KDP) está disponível lá. Uma das vantagens para quem optar por essa forma de publicação é o recebimento de 70% de direito autoral.

ESCOLAS NOS EUA VÃO SUBSTITUINDO MANUAIS POR PORTÁTEIS


TELEFÓNICA O2 ENTRA NO NEGÓCIO DOS E-BOOKS


O Kindle e o iPad são o começo da história, mas não o fim. Ainda tem muita coisa para acontecer”, profetizou Tanya Field, diretora de estratégia da Telefonica O2 do Reino Unido, durante a Conferência Digital realizada em Londres na última semana. Ela participou de um painel que destacou o interesse de outras indústrias, sobretudo a de telefonia, em aproveitar o vácuo que as editoras estão deixando enquanto tentam entender o papel que devem desempenhar na “era digital”. 

Poucos dias depois, a empresa anunciou que começaria a vender livros digitais na Argentina a partir de quarta-feira, dia 20 de abril. Nos portais do Speedy e da Movistar, a operadora de telefonia celular do grupo, os usuários poderão escolher entre 15 mil títulos em espanhol. O pagamento poderá ser feito por cartão de crédito ou na própria conta telefônica. 

A Argentina é o primeiro país do grupo a contar com esse serviço, que ganhou o nome de “eBooks”. Lá, a Telefonica conta com 16,7 mi de linhas móveis, 1,5 mi de acessos a banda larga e 4,6 mi de linhas fixas.

Os livros poderão ser baixados tanto em computadores quanto em dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Esse é o único momento em que a internet é necessária. A ideia é que os leitores possam transportar os livros em aparelhos compactos e ler em qualquer lugar. Essa iniciativa mostra o movimento que a empresa está fazendo no sentido de agregar valor a seus serviços de banda larga e de internet móvel, e não simplesmente sua vontade de concorrer com editoras, livrarias ou distribuidoras.
Ler+

quinta-feira, 28 de abril de 2011

BABEL COM QUIOSQUE DIGITAL NA FEIRA DO LIVRO

 A Babel está presente na Feira do Livro, em Lisboa, com um quiosque digital, chamado "e-quadrado", onde os visitantes poderão consultar obras em formato e-book, ou uma Mensagem, de Pessoa, em formato digital gigante (1,25m por 1,70m). As plataformas digitais, de resto, serão uma das grandes apostas do grupo Babel, que criou para o efeito o projecto Babel+ ("Acreditamos na inevitabilidade do e-book", apontou David Ferreira). Outra aposta será a literatura infantil que, anunciou Paulo Teixeira Pinto, terá uma chancela própria, a PI.
 [via Público]

DÁ-ME A MÃO


[via fresh]

quarta-feira, 27 de abril de 2011

MARKETING









UMA BIBLIOTECA NUM FIORDE

Book Case by the Fjord (by SkyDivedParcel)

NATIVOS DIGITAIS NA RTP2 DEBATE O FUTURO DO LIVRO (2)

clicar sobre a imagem para ver o vídeo

LÓGICA vs IMAGINAÇÃO

[via fresh]

SÓ IDEIAS? NÃO CHEGA...


REQUIEM PARA AS MÁQUINAS DE ESCREVER






A última fábrica de máquinas de escrever fechou portas. Quando comprei a minha 1ª máquina, em 1975, senti-me tão...evoluída!! E guardo uma Underwood por ser um objeto de belo design.

terça-feira, 26 de abril de 2011

VAMOS ANDORINHANDO....

Mabona Origami
...procurando fazer o nosso trabalho com alguma 'alma primaveril'!

DE GUTENBERG AO IPAD

A INTERNET ESTÁ A MATAR O PLANETA?

[via mashable]

DID YOU KNOW 4.0?

BIBLIOTECÁRIOS EVOLUIRÃO


brettsegmented asked: You make me a wary of becoming a librarian. Do you think librarians will be obsolete?
No I don’t think Librarians will become obsolete, just different… evolved. The role of curator and archivist of physical material will still be there just the user/consumer need will be different. Emphasis and access will be different. Billions of print books will remain as “original source” and need to be cared for and cataloged. A perfect digital copy is still a copy.
Librarians may play more of a role in tagging digital data for more effective scholarly navigation. They may also play a more aggressive acquisition role. The more eBooks are sold as primary reading format print runs will shrink making acquiring print editions more difficult and competitive.
Also as e-reading becomes more and more ubiquitous the demand for digital ephemera will increase. Users will begin to expect and demand access to archives of ads, catalogs, press releases, local commercials and newscasts, and all sorts of other means of print and video content.Really I see the pool of metadata needing to be cataloged, curated, converted and made accessible to the local community only increasing. 
So much of the current schema and taxonomy being used today to sell ebook editions of Stieg Larsson came out of the library and educational marketplace. The standards and discipline for tagging metadata for research are very different than the standards for trade publishing.
More librarians may work virtually from home. Physical libraries may begin to look more like climate controlled warehouses for storage. They might resemble Starbucks, with comfy sofas and monitors to provide access to the cloud from a mall storefront. They could be download stations like a RebBox video vending machine with mobile connections were you can plug in your e-reader and check out a book from even the remotest village.
But no Librarians won’t become obsolete, I think there will always be  Librarians, I just don’t know what shape. The opportunities are more wide open and just waiting to be defined. We are just waiting for young leaders to help show the way.

COM CRISE OU SEM ELA...


EMERENCIANO PARA ASSINALAR O 5º ANIVERSÁRIO DA BIBLIOTECA DA ES J G ZARCO

PARABÉNS À BIBLIOTECA E A TODA A ESCOLA!

segunda-feira, 25 de abril de 2011

ESPIRAL DE AMOR

Spiral from Matt Clark on Vimeo.

Há momentos assim...De (des)cruzamentos.

25 DE ABRIL

clicar sobre a imagem para tamanho XL

Esta é a 'nuvem de palavras' que 'resumem' o discurso da direção da Associação 25 de Abril na passagem do 37º aniversário da Revolução de abril e pode ser lido na íntegra aqui

sábado, 23 de abril de 2011

JN COMEMORA DIA DO LIVRO COM 'CADÁVER ESQUISITO'

clicar sobre a imagem para ver e ouvir
Para comemorar o Dia Mundial do Livro, que se assinala este sábado, o JN desafiou cinco escritores a criarem uma pequena narrativa sobre o tema "livros", seguindo a técnica surrealista do "cadavre-exquis". Inês Pedrosa deu o mote e Rui Zink, Afonso Cruz, João Tordo e Patrícia Reis apenas tiveram acesso à última frase do autor anterior para seguir com esta história colectiva. O que resulta do uso desta técnica é sempre uma surpresa

ESCOLHA UM OVO E AJUDE O JAPÃO

Uma ideia simples e que pode funcionar muito bem. Escolhemos um ovo, de entre os muitos criados por diferentes artistas contemporâneos, e ajudamos o Japão que tanto necessita e merece um pouco da nossa solidariedade ativa. Entre na  Eastern Eggs., escolha, pague e sinta-se solidário!

FELIZ PÁSCOA / HAPPY EASTER


sexta-feira, 22 de abril de 2011

A FLOR DE ABRIL


NATIVOS DIGITAIS NA RTP2 DEBATE O FUTURO DO LIVRO


O próximo Nativos Digitais (Domingo, 14h50 – RTP2) será sobre “o futuro dos livros“, tema a que oeBookPortugal debate desde Dezembro de 2009.
Os convidados são:
Alexandre Lemos – Bubok Portugal

Francisco José Viegas – revista LER

José Afonso Furtado – autor do livro “Books and Publishing in Digital Era”.

Zita Seabra – Alêtheia Editores

MENINO YAGO E-BOOK DE JORGE SILVA




“Nem todas as crianças estão na escola. Nem todos os pais tiveram a oportunidade de estudar. No Brasil, o trabalho infantil ainda é uma realidade que atinge mais de 1milhão de crianças. Pelo restante do mundo, a exploração infantil não é muito diferente. Yago, como muitas outras crianças que vivem a triste realidade do trabalho infantil, quer ter o direito de ser criança. Seus pais não aprovam isso, preferindo que o filho esqueça escola e tudo que atrapalha a vida como trabalhador. Esse é o cenário de Menino Yago, narrativa não apenas indicada ao público infanto-juvenil, como também uma referência a pesquisadores e todos aqueles que têm o livro na lista do consumo consciente.”
O livro está disponível para download em formato e-book para PC, iPad, Amazon Kindle e noutras lojas.

2 NECESSIDADES BÁSICAS


22 DE ABRIL DIA DA TERRA


autoria: Dana Gray (Sacramento, California)

READ

The poster is a gift from Dr. Helen Boelens to all those people who helped her with her doctoral research by providing data and information.  The posters come in different sizes: A4 and A3
They can be used either digitally, or can be printed off at a local print shop.  The poster is designed by Toon Joosen from TOON concept, art direction & design in Breda.



Related Posts with Thumbnails