“Well-run libraries are filled with people because what a good library offers cannot be easily found elsewhere: an indoor public space in which you do not have to buy anything in order to stay.” Zadie Smith

domingo, 6 de junho de 2010

BIBLIOTECA NO CENTRO DAS ESCOLAS

[biblioteca da ES D. Dinis]

"As novas escolas querem mudar o ensino em Portugal" é o título de uma peça jornalística, assinada por Alexandra Prado Coelho, publicada hoje (06.06.10) no jornal Público. Dela fazemos algumas transcrições que nos parecem muito relevantes:

"O ensino está a mudar, diz Teresa Heitor, vogal do CA da Parque Escolar. "Hoje, não se centra apenas no ministrar de conhecimento e competências básicas de professor para aluno. [...] Há princípios que a escola tenta divulgar que têm a ver com um melhor acesso à informação, numa capacidade para gerir essa informação."

[...] a Parque Escolar propõe uma escola com espaços mais informais, locais para pequenas exposições de trabalhos, e acima de tudo, uma biblioteca, que passa a assumir um lugar central, com jornais, revistas, computadores, internet. [...] A biblioteca deve ser um "espaço aberto à comunidade": juntas de freguesia ou outras entidades poderão usá-las para iniciativas abertas ao exterior.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails