“Well-run libraries are filled with people because what a good library offers cannot be easily found elsewhere: an indoor public space in which you do not have to buy anything in order to stay.” Zadie Smith

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

BEBÉS QUE OUVEM LER APRENDEM MAIS CEDO E MELHOR

[foto no jornal on-line I]
Os investigadores do Millennium Cohort Study começaram a realizar um estudo que visa acompanhar o desenvolvimento das crianças que nasceram no início do séc. XXI e os primeiros resultados foram divulgados, refrentes a crianças que já atingiram os cinco anos. Algumas das conclusões:
As crianças a quem os pais lêem histórias aprendem dois meses mais cedo que as outras. Na altura em que entram para a escola primária, aprender a ler, a escrever e a fazer contas é mais fácil. Segundo um estudo britânico feito a 19 mil bebés e cujos primeiros resultados foram conhecidos ontem, as crianças que ouvem histórias contadas pelos pais aprendem mais depressa e com maior facilidade, não só a ler e a escrever, mas também a contar e a fazer operações matemáticas.
[...]"Os pais devem ler às crianças porque isso lhes desenvolve o cérebro e o raciocínio. Deve ser incentivado - mas nunca uma obrigação", explica ao i o psiquiatra Daniel Sampaio.
[...]"Quanto mais cedo for [a leitura] introduzida de forma lúdica, melhor. Aumenta a capacidade de comunicar, melhora o vocabulário da criança e potencia a criatividade e a imaginação. E ainda a probabilidade de a criança vir a tornar-se uma boa leitora"
[...] Numa biblioteca de crianças deve haver livros "o mais variados possível", com temas como "medos" ou que lhes permitam conhecer outras realidades, "para não corrermos riscos de criar crianças alheadas do mundo e que pensam que os ovos vêm do supermercado" Ler +

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails