“Well-run libraries are filled with people because what a good library offers cannot be easily found elsewhere: an indoor public space in which you do not have to buy anything in order to stay.” Zadie Smith

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

III CONFERÊNCIA DO PNL

Começa hoje em Lisboa, na Fundação Calouste Gulbenkian e, entre outras comunicações, vão ser apresentados os primeiros resultados de um estudo longitudinal conduzido pelo Professor José Junca de Morais - Níveis de referência de desenvolvimento da leitura e da escrita, do 1º ao 6º ano de escolaridade.
O estudo está a ser feito junto de três escolas da região de Lisboa, a primeira com alto rendimento escolar, a segunda com rendimento médio-alto e a terceira com baixo rendimento. São analisadas duas turmas por cada ano escolar, do 1.º ao 6.º anos, por escola, num total de meio milhar de estudantes. O objectivo é "ter uma ideia de como é que os alunos lêem" em vários domínios, das competências fonológicas à leitura de palavras. São cerca de 40 testes, de leitura, compre-ensão e escrita, adequados a cada ano. Trata-se de um estudo psicolinguístico porque se pretende analisar o que é que se passa na mente da criança, enquanto aprende, explica o investigador.
[...]
Para já, as conclusões - Junca de Morais salvaguarda que a análise não é representativa, já que está a ser realizada em apenas três escolas - são que há grandes disparidades entre as escolas.
[...]
Mais do que com os métodos dos professores - embora esses também sejam importantes e seja necessária formação, aponta -, José Junca de Morais considera que o problema está no facto de as crianças não terem feito o pré-escolar, nem actividades em casa, com os pais. "Deve ser isso que está na origem das diferenças. Há crianças que no 1.º ano já têm uma certa bagagem cultural e conhecem vocabulário", esse conhecimento facilita a aprendizagem, defende.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails