“Well-run libraries are filled with people because what a good library offers cannot be easily found elsewhere: an indoor public space in which you do not have to buy anything in order to stay.” Zadie Smith

sexta-feira, 13 de março de 2009

BIBLIOTECAS ESCOLARES - como construir o sucesso? (4)

Aqui fica o documento apresentado por James Henri e publicado pela Mª José Vitorino.

4 comentários:

MM disse...

BIBLIOTECA ACTIVA

A Biblioteca Escolar

Nunca é demais falar de Leitura, de Bibliotecas, de Livros!
Acabe-se com as antigas metodologias, a hora da criatividade chegou! O velho mestre, adormecido e melancólico, sentado na secretária estática, olhava de soslaio, desconfiado. Os livros continuavam nas velhas estantes, rigorosamente sós. Sós, numa enorme solidão, vítimas…
Acabe-se de vez com as antigas práticas! A luz entrou de repente na Biblioteca e os livros adormecidos saem das prateleiras dos armários fechados e são colocados em estantes abertas à mão de qualquer leitor.
Que caminhos seguir que levem o aluno a contactar com o mundo maravilhoso do livro? Que vivências proporcionar para que o aluno tenha o prazer de ler? Tantas questões que precisam que todos nós nos repensemos e nos envolvamos completamente de forma a que o aluno abra um livro e sinta prazer em ler.
Como levar o aluno a ler?
Tudo parte de nós, professores. Nós temos na mão a chave do sucesso!

Professora,
Manuela Matos

angelina maria pereira disse...

Cara Manuela, totalmente de acordo! "Acabe-se de vez com as antigas práticas!" Ler deve ser prazer e o primeiro a ter prazer e a ler com prazer para contagiar (eu acho que podemos contagiar!)devemos ser nós, os professores! E, sim, há que repensar, reinventar as estratégias para 'inocular este vírus"!!

MM disse...

Eu e o Livro…

Esse momento mágico
Único
Esse momento pleno
Em que o livro me toca
E me abre a alma
Esse instante só meu
E no entanto tão rico
Tão fértil
Eu e o livro…

Uma união
Uma comunhão
Um momento
O livro está lá
Presente
Oiço as letras correr
Atropelando as linhas
Conversando com a lua
Namorando com o sol
Vozes cruzam-se

Olhares enamoram-se
E um beijo
Cruza toda a página
Baloiço
Danço
E a minha voz
Faz eco na capa do livro
As horas passam
E eu fico
Na margem desta folha…

A professora,
Manuela Matos

MM disse...

É imperioso que o interesse pela leitura não seja afectado pela metodologia do docente. Se na escola, ou fora dela, não existirem estímulos suficientes para a leitura, a criança nunca mais lê, ou lê pouquíssimo. É, pois, necessário criar na criança o prazer, o fascínio pela leitura, levando-a a viver com mais intensidade as suas experiências. Ler deverá ter o fascínio de uma leitura apaixonada: não é um dever escolar.
É essencial que as actividades da leitura apareçam como vitais. É essencial que se criem e explorem situações pedagógicas que tornem palpável a necessidade de recorrer à leitura.
O docente deve incutir toda a confiança aos alunos através de um apoio adequado e uma cuidada atenção, de modo que eles comecem a sentir os seus progressos e o domínio da Língua.
O docente deverá estimular na criança uma capacidade leitora, crítica e imaginativa, que seja original, pessoal, não subordinada a outros. Deve também proporcionar leituras de qualidade, variadas.
A leitura ocupa um lugar muito importante no processo educativo, ou seja, no desenvolvimento e no aproveitamento escolar do aluno.
No mundo dos nossos dias, um mundo de tecnologias e de stress, de audio-visuais e de incertezas, somos levados a pensar que a era da escrita terminou. Trata-se de negar o prazer tão especial que se pode experimentar em ler/escrever: conhecer os outros, captar outras experiências, ler nas entrelinhas de um texto lírico e saborear o ritmo das palavras.
À escola cabe a tarefa de proporcionar tempos e espaços de leitura diversificados e atraentes e oferecer actividades regulares de leitura e de contacto com o livro.
É preciso que o professor leve para as suas aulas todos os tipos de textos escritos e utilize práticas diferenciadas para os vários tipos de leitura.
A escola, a quem cabe um papel importante neste processo, tem de ser alertada para o âmbito interdisciplinar que a leitura abrange e tomar iniciativas que visem o desenvolvimento e o gosto pela leitura.


Manuela Matos

Related Posts with Thumbnails