“Well-run libraries are filled with people because what a good library offers cannot be easily found elsewhere: an indoor public space in which you do not have to buy anything in order to stay.” Zadie Smith

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

CATÁLOGOS COLECTIVOS - UMA META FUNDAMENTAL

Um dos grandes objectivos dos coordenadores das bibliotecas escolares, a inscreverem no seu plano de acção, deverá ser a criação de um catálogo. Para tal, as bibliotecas deverão possuir um sofware normalizado e os docentes e/ou funcionários que integram a equipa deverão possuir a formação básica indispensável para poderem catalogar os documentos existentes, segundo as Regras Portuguesas de Catalogação (ver aqui e aqui). No caso dos Agrupamentos, espera-se que seja criado o catálogo colectivo de Agrupamento, que não é mais do que a soma dos catálogos de cada escola associada. Em muitos casos, as escolas do 1º ciclo/jardim de infância até já têm o seu Fundo Documental catalogado pela biblioteca municipal. Parte do catálogo está, pois, feito.
Numa lógica de partilha de recursos, de saberes e experiências, a construção de catálogos colectivos concelhios é, também, meta a alcançar.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails