“Well-run libraries are filled with people because what a good library offers cannot be easily found elsewhere: an indoor public space in which you do not have to buy anything in order to stay.” Zadie Smith

quinta-feira, 17 de julho de 2008

PLANO TECNOLÓGICO v. BIBLIOTECAS (2)

A este propósito, e lembro que este tema já foi aqui aflorado, venho chamar a vossa atenção para um ofício que a Dra Teresa Calçada enviou aos CE e que merece ser lido e discutido entre o CE, coordenador das TIC, coordenador do CRIE e coordenador da BE para que a biblioteca possa, de facto, intervir de forma positiva e concertada na consecução dos objectivos da escola que visa proporcionar aos seus alunos e professores as mais adequadas ferramentas tecnológicas e recursos documentais.
A implementação do Plano Tecnológico da Educação mobilizou vários serviços do Ministério da Educação, tendo o Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares integrado os diferentes grupos de trabalho envolvidos nos diferentes eixos de intervenção do Plano. Esta participação tem vindo a revelar-se da maior importância, permitindo equacionar as problemáticas que esta mudança implicará no trabalho escolar e no funcionamento da biblioteca escolar. A biblioteca escolar terá, nesta incursão da escola no novo paradigma tecnológico, um papel determinante, devendo neste contexto: - Disponibilizar recursos multimédia de consulta local, em sala de aula ou sob requisição domiciliária.- Gerir o acesso a bases de dados ou a outros recursos de acesso remoto e condicionado através da Intranet da Escola.

- Organizar recursos por áreas curriculares, priorizando timmings de abordagem ou interesses de determinados projectos em desenvolvimento na escola.

- Organizar directórios de recursos e criar ambientes virtuais de aprendizagem que possam ser acedidos directamente pelo professor no quadro interactivo ou em trabalho mediado por computador na sala de aula.

- Criar ambientes virtuais de trabalho e de aprendizagem produzindo conteúdos ou gerindo aqueles que vierem a ser disponibilizados no portal do ME ou na plataforma da escola.

- Construir materiais de apoio ao acesso destes recursos e formar os professores para o seu uso.- Formar os alunos para a Literacia da Informação (saber aceder à informação dentro de parâmetros seguros e éticos e ser capaz de a transformar em conhecimento).

O Plano Tecnológico da Educação compreende diversos eixos de intervenção com vista à integração na escola de um conjunto de equipamentos tecnológicos (computadores, banda larga, quadros interactivos, videoprojectores…) e à modernização de processos e melhoria das aprendizagens e vai realizar, a breve prazo, a distribuição de computadores e de equipamentos tecnológicos pelas escolas. Na distribuição destes computadores, estão previstos os diferentes espaços escolares: salas de aula, bibliotecas, salas TIC e os centros de recursos, cabendo ao Conselho Executivo a gestão dessa distribuição.

Neste quadro, solicitamos a atenção dos Conselhos Executivos para esta problemática não permitindo que a biblioteca escolar fique de fora destas melhorias, impedindo alunos e professores de acederem à informação ou de realizar trabalho, por ausência de computadores actualizados e em número adequado e suficiente.

Ler mais aqui.

["Colocar Portugal entre os cinco países Europeus mais avançados ao nível de modernização tecnológica do ensino."]

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails