“Well-run libraries are filled with people because what a good library offers cannot be easily found elsewhere: an indoor public space in which you do not have to buy anything in order to stay.” Zadie Smith

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

NADINE GORDIMER LÊ SARAMAGO


reuters
O "The Guardian" pediu a uma série de escritores que escolhessem o seu conto preferido e o lessem para o podcast deste jornal britânico. A escritora sul-africana escolheu "O Centauro" de José Saramago e explicou porquê.

“Eu sou a Nadine Gordimer e vou ler uma história do great [fantástico] José Saramago. O título é 'The Centaur'.” É com esta pequena explicação que a Prémio Nobel da Literatura 1991 começa a leitura do conto "O Centauro", incluída no livro Objecto Quase (1978) do escritor português, Prémio Nobel da Literatura 1998.

São quase 40 minutos de uma fábula que “é uma história única”, segundo a autora que nasceu em Joanesburgo em 1923 e que no final da sua leitura é entrevistada por Lisa Allardice, editora do "Guardian Review". Nessa conversa Nadine Gordimer explica as razões da sua escolha. Esta gravação pertence a uma série de contos escolhidos por grandes escritores que o jornal britânico "The Guardian" tem estado a publicar na sua secção online "Guardian podcast", desde o dia 21 de Dezembro.

A história de Saramago pela voz de Gordimer está disponível desde esta quarta-feira e fala, nas palavras da escritora sul-africana, de “uma criatura imaginária, algo que é maior e melhor e diferente de um homem". Este é "o sonho de uma criatura que é metade cavalo, metade homem, com a força física de um cavalo e a complexidade mental de um homem”. Para a autora de "Um mundo de estranhos": “há tanto nesta pequena história como em 20 romances ou em 20 poemas”.
 [...]
Num comunicado, a Fundação Saramago lembra que Nadine Gordimer e José Saramago foram amigos e que ambos estiveram presentes, em 2001, no centenário do Prémio Nobel, em Estocolmo. José Saramago também participou num livro organizado por Gordimer a favor da luta contra a sida na África do Sul e no mundo.

Ler +

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails