“Well-run libraries are filled with people because what a good library offers cannot be easily found elsewhere: an indoor public space in which you do not have to buy anything in order to stay.” Zadie Smith

domingo, 27 de janeiro de 2013

A BIBLIOTECA ESCOLAR DÁ ACESSO GRÁTIS A MUITAS COISAS QUE OS ALUNOS NÃO TÊM EM CASA


A professora bibliotecária Maria João Queiroga, 51 anos, lembra-se bem da primeira visita que Marina Oliveira fez à biblioteca da escola. (...) "Nessa visita, sempre que eu lhe pousava a mão no ombro, ela sacudia-me como se fosse uma mosca", recorda. Passaram três anos e Mariana não esqueceu esses tempos.(...) A mais recente vitória foi a participação num concurso da biblioteca sobre Jorge de Sena. "Nunca gostei de ler, mas a professora de francês convenceu-me a participar. Pensei que ia ficar em último e ganhei.", conta orgulhosa. Agora tem sempre um livro à cabeceira.
Mariana é um exemplo do tipo de leitores que Maria João Queiroga tenta captar. A biblioteca está integrada no projeto aLer+ do Plano Nacional de Leitura e integra a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) desde 2006. No ano passado, a frequência foi de 331 leitores por dia. (...) Maria Loão não tem dificuldades em explicar o sucesso: "Numa escola em que mais de metade dos alunos recebe apoio, a biblioteca dá-lhes acesso a muitas coisas que não têm em casa: filmes, computadores modernos e livros, claro." 
[via revista Visão]

Um artigo da revista Visão em que se destaca a qualidade da escola pública, colocando a biblioteca escolar, integrada na RBE, como um dos indicadores dessa qualidade. Muito justo este destaque!

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails