“Well-run libraries are filled with people because what a good library offers cannot be easily found elsewhere: an indoor public space in which you do not have to buy anything in order to stay.” Zadie Smith

sexta-feira, 9 de março de 2012

SECRETÁRIO DE ESTADO DA CULTURA ACREDITA QUE HOJE SE LÊ MAIS E ANUNCIA CONGRESSO


 O secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas, mostrou-se hoje convicto de que "cada vez se lê mais" em Portugal e que a ideia contrária resulta do facto de se "ler de outra maneira".
"Acho que cada vez se lê mais", afirmou categórico para uma plateia de jovens estudantes das escolas de Macedo de Cavaleiros, que tentou incentivar à leitura numa palestra integrada numa semana local dedicada ao tema.
[...]
"A nossa atenção está dispersa e não se concentra exclusivamente num livro em papel, passa por outras plataformas digitais; hoje temos livros a funcionar na 'nuvem', temos livros que circulam na Internet e, portanto, isso muda completamente", considerou.
O secretário de Estado sustentou também a ideia de que se lê mais porque "a população aumentou, o acesso aos livros aumentou, o acesso mudou consideravelmente" para o qual contribuíram também as redes de bibliotecas públicas e escolares.
"As bibliotecas, elas próprias estão à procura de um novo destino, aliás haverá um congresso de bibliotecas agora em maio, para discutir justamente o futuro das bibliotecas e da leitura em Portugal", declarou.
Sublinhou ainda que "as bibliotecas tendem a transformar-se em centros culturais, muito mais do que em depósitos de livros".
Por todos estes fatores, entende que os modos de leitura dos jovens de hoje não podem ser encarados como os da sua geração.
Ler +

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails