foto José Mota
Mais de um terço dos portugueses entre os 16 e os 74 anos nunca usou um computador, indicam dados do Eurostat relativos a 2011. Os números foram apresentados esta segunda-feira, em Bruxelas.
O artigo revela que a média de Portugal é inferior àquela registada pelo conjunto dos 27 Estados-membro da União. 36% dos cidadãos portugueses entre as referidas idades nunca usaram um computador, enquanto o conjunto dos 27 Estados-membro regista um valor de 22%.
O Eurostat indica ainda que o número de licenciados em áreas ligadas à computação desceu de 4% em 2005, para 3,4% em 2009. No espaço europeu, Portugal é o país que regista a maior queda no número de licenciados em áreas de computação passando de 5,1% em 2005, para 1,7% em 2009.
O estudo apresenta ainda os números relativos a ações de computação como copiar ou mover um ficheiro, usar fórmulas em folhas de cálculo, criar apresentações eletrónicas ou escrever um programa de computador.
Os dados foram revelados esta segunda-feira no arranque da semana europeia dedicada às "e-skills" e às capacidades e competências eletrónicas dos cidadãos europeus.
[via JN]
Nenhum comentário:
Postar um comentário