“Well-run libraries are filled with people because what a good library offers cannot be easily found elsewhere: an indoor public space in which you do not have to buy anything in order to stay.” Zadie Smith

quarta-feira, 7 de março de 2012

MATOSINHOS: "FLASH MOB" COM CERCA DE 600 JOVENS PARA INCENTIVAR À LEITURA



Matosinhos, 07 mar (Lusa) - Um "flash mob", com cerca de 600 alunos, coloriu hoje o jardim em frente à Câmara Municipal de Matosinhos, com o principal intuito de motivar para a leitura.
Numa organização das bibliotecas escolares, em parceria com a Academia de Dança de Matosinhos, o objetivo do evento foi incentivar os jovens à leitura, associando, num espetáculo, a dança ao livro.
O vereador da educação da Câmara Municipal de Matosinhos, António Correia Pinto, esclareceu que "este tipo de iniciativa é sempre bem vinda e que é uma forma simples e divertida de incentivar à leitura".
"É preciso desmistificar algo que antes era considerada uma atividade aborrecida, como ler, e penso que isso hoje em dia é muito bem feito nas nossas escolas. Acredito que os alunos já leem por prazer e são eles próprios a ter a iniciativa de ir às bibliotecas", explicou o vereador, que garantiu ainda: "Este é só o ponto de partida para outras atividades de motivação à leitura que pretendemos fazer em Matosinhos".
Angelina Pereira, organizadora do evento e coordenadora regional da rede de bibliotecas escolares, explicou que a "ideia de organizar um 'flash mob' deste género surgiu da necessidade de criar incentivos para os jovens lerem".
"A adesão foi enorme e tiveram que ficar muitos jovens de fora por falta de espaço. Foi um sucesso", afirmou.
Com um livro como único adereço, cerca de 600 jovens de escolas de Matosinhos deram um verdadeiro espetáculo de dança e passaram a mensagem de incentivo à leitura, oferecendo ainda poemas a todos os presentes.
Os alunos da Academia de Dança de Matosinhos contribuíram ainda para este evento com uma mostra de dança.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails