“Well-run libraries are filled with people because what a good library offers cannot be easily found elsewhere: an indoor public space in which you do not have to buy anything in order to stay.” Zadie Smith

quarta-feira, 14 de março de 2012

RECLUSOS REESCREVEM "MEMÓRIAS DO CÁRCERE" DE CAMILO CASTELO BRANCO

O livro "Memórias do Cárcere", de Camilo Castelo Branco, vai ser reescrito por reclusos do Estabelecimento Prisional de Guimarães, na forma encontrada pela Capital Europeia da Cultura (CEC) Guimarães 2012 para assinalar a obra camiliana.
Esta iniciativa, hoje apresentada, vai ainda recordar o autor português com projeção de três versões de "Amor de Perdição", realizadas em diferentes alturas do século 20.
"Este projeto pretende trazer Camilo Castelo Branco até à CEC, num momento de comemoração dos 150 anos de duas das suas importantes obras da literatura portuguesa", explicou o presidente da Fundação Cidade de Guimarães, João Serra.
Durante os próximos oito meses, o projeto inclui sessões de leitura no Estabelecimento Prisional de Guimarães e formação de escrita criativa, para que os reclusos aderentes "aprendam a transpor para o papel as suas experiências".
Segundo João Serra, esta iniciativa "pretende dar um sinal claro que esta é uma CEC inclusiva", de forma a abranger designadamente "aqueles que em determinado momento da vida têm menos visibilidade".
[via DN]
As memórias pessoais dos reclusos da cadeia de Guimarães vão, no final do projeto, ser compiladas num livro.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails