“Well-run libraries are filled with people because what a good library offers cannot be easily found elsewhere: an indoor public space in which you do not have to buy anything in order to stay.” Zadie Smith

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

UNIÃO EUROPEIA APRESENTA PROGRAMA DE COMBATE À ILITERACIA

Hoje, em Nicosia (Chipre) a UE apresenta um programa de combate à iliteracia que passa por reforçar a formação dos docentes e diversificar os ambientes de leitura, saindo das salas de aula e bibliotecas e indo para centros comerciais, por ex.


"Na União Europeia um em cada cinco jovens (20%) dispõe de competências insuficientes no domínio da leitura.

A Comissão Europeia vai apresentar um programa para aumentar o nível de literacia nos países membros, que passa por exigir requisitos de maior qualidade aos professores e aposta em divulgar o gosto pela leitura em espaços diferentes, como os centros comerciais. 
[...]
Os dados estatísticos não são novos, mas representam a base para a apresentação de um programa da Comissão Europeia para aumentar o nível de literacia na Europa. 

[...]

Em artigos publicados em vários jornais europeus, a comissária europeia responsável pela iniciativa, explicou que este trabalho tem como objectivo fazer propostas, mas também desfazer alguns mitos. Nomeadamente, o de que a iliteracia é um problema que afecta sobretudo as comunidades migrantes ou que a escola é a única responsável pela situação. 


Quanto às soluções, Androulla Vassiliou - que na Comissão Europeia tem o pelouro da educação, cultura, multilinguismo e juventude -, destaca a necessidade de criar um ambiente mais favorável à literacia, em que os materiais de leitura têm de estar facilmente acessíveis em casa, nas escolas e fora delas, recorrendo por exemplo, à localização de bibliotecas em ambientes não convencionais, como os centros comerciais.    

Ler +

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails