“Well-run libraries are filled with people because what a good library offers cannot be easily found elsewhere: an indoor public space in which you do not have to buy anything in order to stay.” Zadie Smith

terça-feira, 7 de maio de 2013

"LEITURA FURIOSA" EM SERRALVES


A Leitura Furiosa é uma iniciativa anual lançada e apoiada pela Association Cardan, cuja atividade está centrada no combate ao iletrismo. Esta sétima edição no Museu de Serralves ocorrerá em simultâneo com edições em Amiens, Lisboa, Beja e Guimarães. Trata-se de encontros singulares e intensos entre escritores e pequenos grupos compostos por pessoas "zangadas com a leitura”. Neles acontecem diálogos que servem de mote para textos literários a cujo parto os participantes praticamente assistem, ao mesmo tempo que artistas plásticos ilustram livremente (a preto e branco) o seu teor.

A aventura prossegue com um passeio pelas livrarias e desagua numa apresentação pública, durante a qual são dados a conhecer os objetos localmente produzidos, bem como uma seleção dos textos vindos dos outros parceiros envolvidos na Leitura Furiosa. Para essa apresentação, além de todos os participantes e as instituições em parceria, são convidados os autores, os ilustradores, atores e músicos que, em conjunto e quase de improviso, abrilhantam a sessão. 

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails