“Well-run libraries are filled with people because what a good library offers cannot be easily found elsewhere: an indoor public space in which you do not have to buy anything in order to stay.” Zadie Smith

sexta-feira, 17 de maio de 2013

"BIBLIOTECA DO FUTURO/FUTURO DA BIBLIOTECA" EM DEBATE EM SERRALVES



O seminário "Biblioteca do Futuro / Futuro da Biblioteca” é o culminar do projeto Art@Biblio, "Rede de Bibliotecas Públicas”, uma parceria que integra 5 câmaras municipais – Matosinhos, S. João Madeira, Stª Mª Feira, Stº. Tirso e Viana do Castelo – com o apoio técnico da Fundação de Serralves, enquanto agente catalisador e dinamizador da rede e das suas iniciativas. 

 As profundas mutações que ocorrem no panorama nacional das Bibliotecas Públicas e que decorrem dos desafios impostos pela sociedade da informação/conhecimento, aliados às mutações socioeconómicas do nosso país, impelem-nos a assumir a necessidade de refletir sobre o papel das nossas bibliotecas. 
[...]
Num contexto absolutamente globalizado, num mundo interconectado e numa conjuntura económica e social extremamente difícil, a sua sobrevivência reside possivelmente na capacidade de se transformarem, requalificando os seus recursos humanos e desenvolvendo novos serviços à medida das necessidades dos utilizadores.
[...]
 Foram convidados a debater estas e outras questões:

- um escritor, Gonçalo M. Tavares, que se dedicará a pensar "livro como objecto antigo e perfeito. Duas acções: ler e ver. As diferenças entre ver na rua e ler no livro”.

 - um Professor Universitário, Prof Luís Amaral, que irá apresentar um projeto intitulado "Casa do Conhecimento” que é simultaneamente um espaço, um grupo de pessoas, um conjunto de recursos e a vontade de entidades públicas e privadas, orquestradas para a dinamização das populações em torno das tecnologias de informação, do conhecimento e da inovação. 

- um bibliotecário, Rolf Hapel cuja apresentação pretende abordar os efeitos das mudanças sociais nas bibliotecas e discutir a estratégia nacional da Dinamarca para a biblioteca do futuro. Serão focados temas como a expansão dos serviços digitais, a Biblioteca Digital Dinamarquesa e o desenvolvimento do conceito de bibliotecas como centros para o cidadão. 

- e um artista, Samuel Silva, que falará sobre "Outras bibliotecas. Uma deriva especulativa sobre as intersecções entre arte contemporânea e bibliotecas."

 Entrada gratuita
Para fazer a sua inscrição telefonar para 22 615 65 40 ou email para i.koehler@serralves.pt
As inscrições são limitadas ao número de lugares do auditório. 
Programa disponível aqui. 


Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails