“Well-run libraries are filled with people because what a good library offers cannot be easily found elsewhere: an indoor public space in which you do not have to buy anything in order to stay.” Zadie Smith

sexta-feira, 24 de maio de 2013

HÁ CABRAS NO AR, LEÕES DE GARRAS AFIADAS E FELINOS A CAÇAR NA CASA ANDRESEN



No átrio interior da Casa Andresen há cabras no ar, leões de garras afiadas e felinos a caçar veados. O que não há é luz.
A iluminação ténue que permite ver a exposição depende exclusivamente das pequenas lanternas – oferecidas à entrada – que os visitantes colocam na cabeça. Isto, porque os cerca de 120 animais embalsamados, de 42 espécies diferentes, “não podem estar expostos à luz solar”, explica o comissário, Luís Mendonça. Além disso, o uso do foco permite ao visitante “ser actor” da própria exposição-instalação, e potencia a sensação de aventura e descoberta.
[...]
A exposição pretende ser também uma homenagem à escritora Sophia de Mello Breyner, que aqui morou vários anos e que, num dos seus contos, sonha com uma baleia que invade o átrio da Casa Andresen. “Quisemos que, de alguma maneira, se concretizasse o seu sonho”, afirma Luís Mendonça.
[...]
“Também convidámos vários escritores a escrever sobre a casa e sobre os animais”, adianta Luís Mendonça, dando como exemplo os nomes de José Jorge Letria ou Gonçalo M. Tavares. Os textos, que rondam os 2000 caracteres, vão ser compilados e será editado um livro. 

Ler +

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails