foto: Nuno Ferreira Santos
Foi há 15 anos. Os jornalistas João Carreira Bom e José Mário Costa resolveram avançar com uma ideia que há muito vinham amadurecendo: criar um espaço de promoção do português na internet. Nasceu o Ciberdúvidas da Língua Portuguesa.
Como se deve dizer (ou escrever) determinada palavra? “Encarregado” ou “encarregue”? “Podem calar-se” ou “podem-se calar”? É o mesmo dizer “em hipótese alguma” e “em hipóteses nenhuma”? E qual o feminino das palavras barão e cônsul?
Ao longo do tempo, foram aumentando as perguntas colocadas ao http://www.ciberduvidas.com/ cujos fundadores, inspirados numa ideia de serviço público para prestar um serviço universal e gratuito, montaram uma equipa com professores especializados em várias áreas da língua portuguesa para responder às questões mais diversas e garantir as actualizações diárias daquele site.
[...]
Este espaço da promoção da língua portuguesa garante ainda três programas de rádio na RDP e a responsabilidade dos conteúdos do programa “Cuidado com a Língua!,” na RTP protagonizado pelo actor Diogo Infante.
[...]
Desde Outubro que existe neste espaço um outro serviço, igualmente de acesso gratuito, especificamente destinado ao sistema de ensino português. Trata-se da Ciberescola da Língua Portuguesa (http://www.ciberescola.com), uma plataforma de exercícios interactivos e cursos via Internet de ensino do português, língua materna e língua estrangeira [...]
Ler texto completo aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário