“Well-run libraries are filled with people because what a good library offers cannot be easily found elsewhere: an indoor public space in which you do not have to buy anything in order to stay.” Zadie Smith

domingo, 14 de agosto de 2011

BIBLIOTECA NACIONAL DO BRASIL CRIOU 1º CURSO DE BIBLIOTECONOMIA HÁ 100 ANOS

Há cem anos, a Biblioteca Nacional do Brasil criava o primeiro curso de Biblioteconomia da América Latina, o terceiro em todo o mundo. Ao longo de um século, professores renomados como Cecília Meireles, Afrânio Coutinho e Sérgio Buarque de Hollanda abrilhantaram o curso que forneceu as bases para os conhecimentos da profissão. Ainda hoje, a BN é referência em inovações e tecnologias do setor, em especial sobre temas como preservação e digitalização de acervos. Esta semana, o presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Galeno Amorim, participou de sessão solene no XXIV Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação - CBBD, em Alagoas, Maceió, junto do reitor da UNIRIO, instituição que há 42 anos assumiu o curso originado na BN, para celebrar os 100 anos da Biblioteconomia no país.
Para festejar a efeméride, a Divisão de Obras Raras da BN expõe até o dia 02/09 a mostra Livros Raros de Biblioteconomia: a memória científica da Biblioteca Nacional, com 25 obras de referência, do século XVI ao XX. Destaque para o livro Advis pour dresser une bibliotheque, do bibliotecário francês Gabriel Naudé. Publicado em 1627, o livro é o primeiro tratado escolar de administração de bibliotecas, que fundamenta práticas até hoje em vigor.
[via boletim da BN]

Um comentário:

sw disse...

O Brasil que poucos portugueses conhecem. Muito bom!

Related Posts with Thumbnails