“Well-run libraries are filled with people because what a good library offers cannot be easily found elsewhere: an indoor public space in which you do not have to buy anything in order to stay.” Zadie Smith

sábado, 13 de agosto de 2011

A BARRACOTECA HANS CHRISTIAN ANDERSEN


Na zona norte de favelas do Rio de janeiro, Otávio lançou-se num projeto que prevê a instalação de pequenas bibliotecas ou, como ele próprio prefere chamar: barracotecas. A 1ª barracoteca nasceu num antigo salão de forró- no morro do Caracol, Complexo da Penha, funciona desde maio e será inaugurado oficialmente em 22 de agosto, dia do Folclore.

Parte dos livros é doação do Ministério da Cultura, o resto foi amealhado por Otávio durante os dez anos em que andou por todo o Complexo da Penha e do Alemão, com uma mala na mão, oferecendo livros emprestados aos moradores.
O investimento foi de R$ 7.000. Como não tinha nem a décima parte desse valor, a solução foi apelar a conhecidos e desconhecidos. "Passei o chapéu, mas passei o chapéu virtual", diz.

Filho de pedreiro, chamou o pai para reformar o local. Otávio tem um percurso de vida singular * e é autor do blogue Ler é 10
[via blog do galeno]

A Panda Books acaba de vender os direitos de O Livreiro do Alemão para a Ediciones Ambulantes.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails