“Well-run libraries are filled with people because what a good library offers cannot be easily found elsewhere: an indoor public space in which you do not have to buy anything in order to stay.” Zadie Smith

sexta-feira, 13 de maio de 2011

ECIS LIBRARIAN'S CONFERENCE DAY 1 (2)

John Doug
Joyce Valenza
Kate Sheperd
Christina e Else-Britt

eu+Joyce Valenza+outro participante
As duas conferências de abertura, a cargo de Doug Johnson e Joyce Valenza, foram muito boas. Se Doug Johnson foi mais 'provocador' (e também bem humorado) no sentido de demonstrar que há uma geração que cresceu e vive num mundo cheio de ecrãs, móvel, sem fios, instantâneo, sem ligar a copyrights e temos que ter isso em conta, Joyce Valenza trouxe uma série de recursos e produtos trabalhados com e para os seus alunos na biblioteca , num estilo muito dinâmico, muito virado para a integração efetiva e eficaz das tecnologias nas aprendizagens. Veja-se, por exemplo, este vídeo, parte integrante de um 'filme' inspirado no Feiticeiro de Oz.
Da parte da tarde, foram vários workshops, em simultâneo, e assisti ao de Kate Sheperd sobre a importância e o impacto positivo que tem a leitura em voz alta e, curiosamente, não só com os mais pequenos mas com jovens adolescentes (12-13-14) e ao de Christina e Else-Britt que apresentaram um projeto que ambas estão a desenvolver, numa determinada zona da Suécia (e com apoio das autoridades locais ) e que se resume, afinal, em trabalhar com alguns professores a alunos as técnicas de pesquisa. Ambas são bibliotecárias e trabalham em bibliotecas escolares. na Suécia as bibliotecas escolares não são obrigatórias e quando existem, têm bibliotecários como responsáveis.
O dia terminou com um belíssimo cruzeiro pelo Bósforo!

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails