“Well-run libraries are filled with people because what a good library offers cannot be easily found elsewhere: an indoor public space in which you do not have to buy anything in order to stay.” Zadie Smith

segunda-feira, 23 de maio de 2011

SEMINÁRIO: AMBIENTE DIGITAL ABERTO (2)

Muito bom este 1º dia do Seminário Ambiente Digital Aberto que é uma iniciativa da BAD e se está a realizar na Biblioteca Municipal Lúcio Craveiro Silva, em Braga.
A comunicação de Luísa Alvim, Da Biblioteca Digital à Biblioteca Social,  pode ser acedida por aqui. Seguiu-se-lhe Pedro Príncipe abordou a Web Social e os novos Ambientes de Comunicação, Informação e Aprendizagem que partilha aqui.
Bruno Eiras falou Do Homo Sapiens ao Homo Avatarus: vidas digitais no Second Life, levando-nos numa 'visita guiada' pelas bibliotecas, pelos museus, pelas exposições de arte que ali têm uma vida 'paralela'.
A 1ª metade do dia terminou com a comunicação de Maria Manuel Borges: O Terreno dos Comuns ou novos Modelos de Direitos de Autor.
Da parte da tarde, os direitos de autor e direitos conexos em ambiente digital/na era digital foi o tema das 4 comunicações:
- Ambiente Digital: desafio de criatividade aos direitos de autor , João Labescat;
- Redes Abertas, Tecnologia, Direitos dos Cidadãos, Francisco Andrade;
- A Economia Criativa: o desafio do direito de autor na era digital, Vera Castanheira
A necessidade de criar novo enquadramento legal, o desenvolvimento da literacia digital,
- Os Autores no Ambiente Digital, José da Ponte.
Abordaram-se questões complexas emergentes da sociedade digital na qual a 'fronteira' entre o privado e o social, entre a propriedade e a partilha, entre o direito e o dever, entre o lícito e o ilícito são difíceis de definir mas que precisam de ser debatidas para que surja uma moldura penal capaz de regular o mercado (como irá evoluir o plano 'anti-pirata' recentemente aprovado em França?)

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails