“Well-run libraries are filled with people because what a good library offers cannot be easily found elsewhere: an indoor public space in which you do not have to buy anything in order to stay.” Zadie Smith

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

NO CARANDIRU NASCE UM BIBLIOTECA


Onde antes existia a maior e mais degradante e degrada prisão brasileira, a do Carandiru, ergueu-se uma biblioteca! A inauguração foi no passado dia 8 de fevereiro. A nova biblioteca de S. Paulo tem capacidade para receber 800 pessoas por hora.
"Queríamos um lugar que dessacralizasse a imagem da biblioteca e fosse atraente para o público leitor", explicou Sayad, secretário de Estado da Cultura. "Não seguiremos uma orientação acadêmica. Vamos destacar livros que apareçam nas listas dos mais vendidos na mídia. Pedi para que fosse organizada como livraria, mais do que como biblioteca. Até os funcionários vão se comportar como vendedores. Será uma megastore cultural", completou.
Além das confortáveis instalações, com pufes coloridos, 80 computadores com acesso a internet, scanners capazes de converter textos para o braile, mesas especiais com folheadores automáticos de páginas para deficientes físicos e até sete leitores de livros eletrônicos Kindle, da Amazon, a biblioteca contará com um acervo de 30 mil títulos de livros, 4 mil de CD's e DVD's e mil títulos em audiobooks. O orçamento para aquisição de novos exemplares será de 1 milhão de reais ao ano. "Desejamos criar uma cultura de frequência e convivência", afirmou Adriana Ferrari, gerente do projeto, à revista Istoé, ao lembrar a importância de haver uma estação do metrô em frente à biblioteca.
Só mais um 'pormenor': ESTÁ ABERTA DE 3ª A 6ª FEIRA DAS 9H ÀS 21H E AOS SÁBADOS, DOMINGOS E FERIADOS ATÉ ÀS 19H!

Um comentário:

Related Posts with Thumbnails