“Well-run libraries are filled with people because what a good library offers cannot be easily found elsewhere: an indoor public space in which you do not have to buy anything in order to stay.” Zadie Smith

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

ALUNOS+INTERNET= PLÁGIO


As crianças e jovens recorrem cada vez mais à Internet para fazerem os trabalhos escolares. No entanto, o objectivo é sobretudo plagiar, não fazer pesquisas, alerta a investigadora Cristina Ponte, coordenadora do EU Kids Online Portugal.

“As crianças vão à Internet fazer pesquisa para o trabalho escolar e muitas vezes essa pesquisa é um plágio”, disse a investigadora, a propósito do Dia Europeu da Internet Segura, que se assinala amanhã.

Segundo Cristina Ponte, muitos estudantes pensam que fazer uma pesquisa é “escrever o tema no google, ver o que aparece”, fazer a impressão e entregar na escola, desconhecendo muitas vezes que estão a fazer um plágio. “Muitas crianças pensam que fazer pesquisa é ir à Internet, está aqui, corta, cola, imprime e já está”, disse, chamando a atenção para os “efeitos negativos na qualidade do conhecimento que se adquire” Ler +.

O problema nº 1 que nos obriga a pensar em estratégias eficazes para combater!

3 comentários:

EDUCAR SEMPRE disse...

Realmente é isso que geralmente acontece, por isso é importante que nó, educadores, tenhamos a consciência de não apenas receber o trabalho e avaliar com nota mas também questionar avaliativamente a pesquisa que foi feita e entregue.

angelina maria pereira disse...

Sem dúvida! Nós, educadores/professores temos uma enorme responsabilidade e obrigação de alterar esta situação, revendo as nossas práticas pedagógicas.

Joaquim Ferreira disse...

Óbvio... E o governo oferece-lhes computadores para quê? para conquistarem um diploma igual ao dele. Depois do Engenheiro Pescada (tal como esta, antes de o ser já o era!), vêm aí Licenciados "Copy--->Paste". E, porque Não Calarei A Minha Voz... Até Que O Teclado Se Rompa ! alertamos os portugueses: Portugal vai de mal a pior. Vivam as novas Oportunidades... Que mais querem? Ele continua à frente na intenção de voto. E a explicação é mais que óbvia: todos os portugueses queriam ter um canudinho e ser doutores... tal como no Brasil: Um País de Doutores e Engenheiros. Percebem?

Related Posts with Thumbnails