“Well-run libraries are filled with people because what a good library offers cannot be easily found elsewhere: an indoor public space in which you do not have to buy anything in order to stay.” Zadie Smith

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

GERAÇÃO COPY/PASTE

[Fotografia de Ricardo Meireles]
O ciberespaço é o seu meio de eleição. Movem-se com destreza sobre os teclados e nos universos virtuais dos jogos, da música, da informação. Os jovens de hoje são exímios utilizadores dos computadores e da internet mas nem por isso são gente mais informada. Pelo contrário. Apesar de 99 por cento deles possuírem e manipularem as novas tecnologias, manifestam uma confrangedora incompetência ao nível da pesquisa, selecção, tratamento e transformação da informação que seleccionam. Fazem copy paste com naturalidade. A «iliteracia informacional» está a reduzir os estudantes a «níveis mínimos de sobrevivência». O pior é que a maioria considera suficiente a sua capacidade de pesquisar, avaliar e seleccionar os resultados para responder às necessidades pessoais e escolares. Conclusões de um estudo em Ciência da Informação, coordenado por Armando Malheiro, da Universidade do Porto.
A amostra de 3226 inquiridos forneceu dados que exortam à reflexão das entidades educativas. Confirmou, designadamente, que os estudantes do secundário utilizam mais os motores de busca para a realização de trabalhos do que livros ou materiais oferecidos pelas bibliotecas. No entanto, a diversidade de fontes disponíveis no espaço virtual raramente é utilizada, comparada e escrutinada. Segundo o coordenador do estudo, os jovens tendem a fazer um «uso monolítico, unidireccionado da informação». Copiar os textos oferecidos pelos primeiros resultados de busca, sem proceder à articulação e validação crítica dos dados obtidos, nomeadamente cruzando-os com outras fontes, é uma prática corrente dos alunos do ensino secundário (apenas 29 por cento admitem comparar leituras).

É ABSOLUTAMENTE OBRIGATÓRIA A LEITURA INTEGRAL DO ARTIGO publicado pelo Diário de Notícias. Este estudo tem site próprio: www.elit.pt

2 comentários:

Professora Rita discute disse...

Angelina,

sou brasileira e atuo em Biblioteca Escolar. Encontrei seu blog e estou encantando mais ainda com Portugal e suas cabeças pensantes.
Excelentes matérias são apresentados aqui.
Parabéns!

angelina maria pereira disse...

Rita, obrigada pelo seu post! Procuro divulgar aqui o que vou achando de interesse para este 'nosso' mundo apaixonante: as bibliotecas e, em particular, as escolares. É nesta área que trabalho, orientando, supervisionando um pouco mais que meia centena de professores bibliotecários. Veja o nosso site institucional em www.rbe.min-edu.pt .
abraço

Related Posts with Thumbnails