“Well-run libraries are filled with people because what a good library offers cannot be easily found elsewhere: an indoor public space in which you do not have to buy anything in order to stay.” Zadie Smith

segunda-feira, 16 de julho de 2012

OS TESOUROS DA BIBLIOTECA DO VATICANO


A Biblioteca Vaticano contém 1,6 milhões de volumes impressos, 80.000 manuscritos, 74.000 documentos de arquivo, 100.000 incisões e 300.000 moedas e medalhas. Entre as suas joias inclui-se o "Codex Vaticanus", o primeiro testemunho da Bíblia grega de que se tem notícias, o "papiro Bodmer", a transcrição mais antiga, datada entre o 175 e o 225 depois de Cristo, dos Evangelhos de São Lucas e São João, e a "Geographia" de Ptolomeu.
Em 2010 reabriu ao público após 3 anos de obras e um custo de10 milhões de euros. Uma das novidades tecnológicas introduzidas foi a colocação de chips nos livros para garantir que não são levados para fora da área de consulta. Este ano, o Vaticano anunciou que parte do seu acervo será digitalizado para sua preservação e modernização com uma tecnologia realizada pela NASA.



Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails