“Well-run libraries are filled with people because what a good library offers cannot be easily found elsewhere: an indoor public space in which you do not have to buy anything in order to stay.” Zadie Smith

terça-feira, 17 de julho de 2012

A DUPLA DA COLEÇÃO "UMA AVENTURA" EM ENTREVISTA


Começaram em 1982, com “Uma aventura na Cidade”, mas logo as peripécias das gémeas Teresa e Luísa, de Chico, Pedro, João e o cão Faial se mudaram para cenários tão distintos como o bosque, a Serra da Estrela, o supermercado, o estádio, a televisão, o alto-mar ou a Amazónia. 30 anos depois do primeiro livro, Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada continuam com uma imaginação muito fértil – encontrando-se já em visitas pelos Castelos de Portugal para decidir qual o local onde se centrará o enredo do próximo título da coleção: “Uma aventura no Castelo dos Três Tesouros”.

COMO É QUE NASCEU ESTA DUPLA ANA MARIA MAGALHÃES/ISABEL ALÇADA?
Isabel Alçada (IA): Conhecemo-nos como professoras e imediatamente houve uma grande sintonia entre as duas – sintonia essa que, no fundo, também radicou do facto de nós as duas termos já muita sintonia com os próprios alunos: preparámos muitas vezes aulas em conjunto e ocorreu-nos escrever livros em conjunto, exatamente com a ideia de promover a leitura. A nossa intenção era que todos os alunos tivessem experiência de leitura, pois sentíamos que havia uma necessidade de livros para conseguir entusiasmá-los. Foi nessa base que radicou o nosso interesse pela escrita e foi a partir daí que começámos a pensar no que é que poderia interessar mais aos alunos que tínhamos nessa altura.
Ana Maria Magalhães (AMM): Todo o trabalho conjunto foi facilitado por circunstâncias que são uma espécie de acaso: somos ambas irmãs mais velhas; sempre brincámos com os mais pequeninos e contávamos histórias; pertencemos ambas a famílias muito numerosas que davam muita atenção às crianças e onde havia muitos contadores de histórias; tivemos uma juventude bastante semelhantes – na altura em que nos conhecemos, estavam na moda os livros de aventuras e, quando levávamos os filhos às vacinas, levávamos também papel e caneta… Houve muita coisa que nos facilitou este trabalho em conjunto. Também dizemos, na brincadeira, que nascemos ambas na primavera e que, por isso, gostamos de fazer coisas, pois esse é um tempo de começo e recomeço
[...]
HÁ ALGUM LIVRO DA COLEÇÃO QUE TENHAM COMO PREFERIDO?
AMM: Eu gosto de todos por igual, tendo uma pequena preferência pelo livro dois, “Uma aventura nas Férias de Natal”, porque é autobiográfico. A história passa-se na quinta dos meus avós e muitas das peripécias e personagens aludem a pessoas que fizeram parte da minha infância e isso gera um carinho especial. Mas gosto de todos os outros… Aliás, um pai se tiver 10 filhos gosta dos 10 por igual, acho eu… Se um escritor não gosta dos seus livros, então ninguém vai gostar…
IA: Eu gosto muito de “Uma aventura no bosque”, porque foi o primeiro que escrevemos em Sintra, onde eu ia sempre nas férias grandes. Eram os locais onde vivi muitas peripécias.
Ler +

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails