“Well-run libraries are filled with people because what a good library offers cannot be easily found elsewhere: an indoor public space in which you do not have to buy anything in order to stay.” Zadie Smith

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

"TEODORICO E AS MÃES CEGONHAS" DE ANA ZANATTI

O livro começa assim: "A Cegonha Branca e a Cegonha Rosa eram muito, muito amigas. Sentiam-se tão felizes na companhia uma da outra que decidiram morar no mesmo ninho e viajar juntas todos os Outonos quando migravam da Europa para África, onde passavam o Inverno."
Sobre o livro, diz a autora “gostava que este livro fosse entendido como um convite aos leitores para passarem a ideia de que toda a criança deve crescer num ambiente de amor, compreensão, tolerância, bem como ser protegida de qualquer preconceito. A relação afectiva dos adultos vive enquanto existe afecto entre os parceiros.  Esse afecto pode muito bem ser entre duas pessoas do mesmo sexo pois podem ter um desejo profundo de desempenhar a função parental e por isso se disporem à supervisão de psicólogos, assistentes sociais e outras entidades”. E não tem dúvidas: “Ninguém adopta por obrigação. A possibilidade de procriar não confere a ninguém competência para educar. Nem todos os pais biológicos têm vontade e capacidade para criar um filho, como se vê pelo número de crianças acolhidas em instituições. Quem garante os reais interesses da criança são aqueles que se responsabilizam por cuidar e que mostram que são capazes de assumir com amor as funções de pai e mãe.”
Sobre o livro, disse Valter Hugo Mãe: "o livro Teodorico e as Mães Cegonhas sonha com quem quer ser melhor e a sua principal preocupação radica no pedido honesto para que tiremos a cabeça da areia. [...] O desassombro em relação ao tema será sempre seguido pela naturalidade dos miúdos. Porque o preconceito pertence aos adultos, as crianças vão sempre amar quem as ama, muito antes de saberem o nome das coisas.”
Ler +

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails