“Well-run libraries are filled with people because what a good library offers cannot be easily found elsewhere: an indoor public space in which you do not have to buy anything in order to stay.” Zadie Smith

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

LITERACIA INFORMACIONAL NOS ESTUDANTES DO SÉC. XXI



A 'Geração Copy&Paste'. Este foi o título escolhido pela jornalista do jornal Público quando divulgou parte do estudo levado a cabo por um grupo de investigadores da Universidade do Porto coordenado pelo Professor Armando Malheiro intitulado  A Literacia informacional no Espaço Europeu do Ensino Superior (EEES): estudo da situação das competências da informação em Portugal.
Hoje, na ES/3 José Régio (Vila do Conde), por iniciativa da sua professora bibliotecária, Fernanda Sampaio, perante uma interessada plateia de docentes e alunos, o Professor Malheiro, a Professora Maria Fernanda Martins e a Dra Maria Manuela Pinto fizeram uma apresentação: "Literacia Informacional dos Estudantes do séc. XXI". Partindo de dados colhidos na investigação levada a cabo entre 2007/10, foram partillhando alguns dos fatores que justificam altos níveis de iliteracia informacional no seio dos estudantes do Politécnico e Universitário e apontaram alguns dos possíveis caminhos a trilhar por professores bibliotecários, professores e alunos, a partir do 1º ciclo. Formação, em formatos variados ( workshops com professores; sessões de formação com alunos e professores, na biblioteca; disponibilização de bases de dados credíveis, por ex. RCAAP, PORDATA, EUROPEANA, INFOPÉDIA, utilização de modelos de literacia como o BIG 6 foram algumas das propostas apresentadas.

Algumas conclusões do estudo que pode ser acedido na íntegra aqui:

"
USO DOS RECURSOS DA NET
> Lazer: YouTube, Hi5, Messenger, downloads lideram com taxas que chegam a ultrapassar os 50% nos alunos universitários e os 60% nos dos secundário para o caso, por ex. do Messenger.
> Websites de bibliotecas, B-On (Biblioteca Online) e bibliotecas digitais com as taxas mais baixas, não atingindo os 5% nos dois níveis de ensino.
"

"
VISITAS À BIBLIOTECA ESCOLAR (BE) E DA FACULDADE (BF)
> 23,6% dos alunos do secundário e 15,9% do superior nunca visitaram bibliotecas desde o 1.º ciclo.
> Verifica-se uma maior afluência no 3.º ciclo (68,6% e 60,9% do secundário e do superior, respectivamente), seguido do 2.º ciclo (47% e 42,3%).
> Só uma minoria frequenta regularmente as bibliotecas. A maioria recorre a estes espaços para estudar.
"

"
UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DAS BE/BF
No ensino secundário
> Mais de 50% não utilizam os recursos disponíveis nas bibliotecas (catálogo, biblioteca digital, catálogo electrónico, bases de dados), com excepção do acesso livre (mesmo assim, 26,5% nunca o utilizaram).
No ensino superior
> Alunos utilizam uma maior diversidade de recursos, mas a sua utilização é baixa. A opção «nunca» recolhe percentagens superiores a 33% e no caso do catálogo atinge os 52%.
> O acesso livre é o recurso mais utilizado, mas só 23,5% o faz frequentemente.
"

"
VISITAS À BIBLIOTECA PÚBLICA (BP)
> Foi grande a percentagem de inquiridos que não responderam. Dos que responderam, metade (tanto do secundário como do superior) nunca usou os recursos disponíveis.
"

3 comentários:

Maria José Vitorino disse...

muito interessante... será que podíamos fazer uma videoconferencia com os autores sobre o tema?

angelina maria pereira disse...

Boa sugestão, Mª José! Estes professores são muito acessíveis e julgo que essa proposta terá muito bom acolhimento!

Prof. Manuela disse...

Fico a aguardar com expectativa.

Related Posts with Thumbnails