“Well-run libraries are filled with people because what a good library offers cannot be easily found elsewhere: an indoor public space in which you do not have to buy anything in order to stay.” Zadie Smith

sexta-feira, 20 de abril de 2012

OS PAIS SÃO MUITO IMPORTANTES NO DESENVOLVIMENTO DOS FILHOS COMO LEITORES


“Os pais são muito importantes no desenvolvimento dos filhos como leitores”, diz a escritora Roberta Ribeiro. “Quando os pais antes da criança dormir contam história, é um momento de interação, transmite confiança e segurança, cria situação de amorosidade e desenvolve uma memória afetiva muito boa. A criança vai resgatar este sentimento de conforto e amorosidade que teve com os pais quando for estudar os livros da escola.”


“Os pais devem estimular a criatividade da criança na hora de contar uma história. A criança tem conflitos e precisa aprender a se proteger emocionalmente.”



Crie um ambiente favorável 

Os pais devem criar um ambiente agradável e acolhedor. Pode ser na sala de casa, na cama na hora de ir dormir, no carro na hora de levar criança para a escola. “É mais um ambiente emocional do que físico”, diz Ruth. “Às vezes os pais estão levando os filhos na escola e não aproveitam este tempo para criar um diálogo.”


Envolva a criança na leitura

Cada pai tem seu próprio jeito de contar uma história. Alguns são mais expansivo e aproveitam os livros que trazem mais diálogos. É preciso conversar com as crianças durante a leitura, perguntar o que ela compreendeu. É importante envolver a criança no processo.

Não se prenda tanto ao texto

Pergunte à criança que personagem ela gostaria de ser. É provável que a criança e os pais saiam um pouco da história. Não é um problema. A interação é mais importante do que se ater ao texto que está sendo contado.

Use um personagem para assuntos delicados

Contar uma história fictícia envolvendo um personagem pode ajudar a criança a pensar em situações em que ela esteja vivendo. Por exemplo, se a criança está brigando muito na escola, os pais podem contar uma história sobre outro menino ou menina que briga com os colegas. A criança vai participando e criando a história, o que pode fazer para melhorar isso. Isso pode ajudar a resolver uma questão interna. “Mas, quando a coisa é mais séria, os pais devem procurar um profissional”, salienta Ruth.

Deixe a criança contar a história

Fazer o filho contar a história do livro pode ser interessante para estimular o raciocínio, a memória e a própria imaginação. É possível que não conte a história como está no livro, afinal as crianças são muito imaginativas. Reprimir possíveis fugas ao tema não é a atitude mais adequada. Se a criança está lendo o livro, deixe que ela interaja e permita com que sua imaginação possa fluir. Isso para ela é muito importante.

Entre na brincadeira

Você pode estimular a criança a contar história e também pode entrar na brincadeira. Quando estiver com a criança, procure se tornar mais criança e brincar. “O ritmo de vida hoje é bem diferente do tempo dos nossos pais ou avós”, destaca Ruth. “A TV, internet e o videogame acaba ocupando a criança, só que eu percebo que isso não tem limite. Quando chega a noite, os pais estão cansados e, em vez de brincar, deixam os filhos vendo TV ou mexendo no computador.”


Use suas habilidades

Os adultos devem usar recursos e habilidades para poder contar histórias. Se souber, pode tocar uma música, cantar, desenhar. Não precisa ter talentos tão diferenciados, pode usar seus próprios esforços. O mais importante, além do conteúdo, é estimular a amorosidade entre os membros da família.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails