“Well-run libraries are filled with people because what a good library offers cannot be easily found elsewhere: an indoor public space in which you do not have to buy anything in order to stay.” Zadie Smith

domingo, 15 de abril de 2012

NASCEU O BAIRRO DOS LIVROS NO PORTO

Ontem, no Palacete dos Viscondes de Balsemão (Praça Carlos Alberto, Porto), foi, oficialmente, lançado este projeto: Bairro dos Livros. O que é?

O projecto centra-se na zona de Mártires da Liberdade, Carlos Alberto, Cedofeita e área envolvente (é a zona do Porto com maior concentração de livrarias), mas o objectivo, diz Dina Silva, é “continuar a trabalhar para a aproximação e inclusão” dos restantes comerciantes de livros de toda a cidade.
“Tivemos muito pouco tempo e várias limitações a nível de local e datas”, afirma a livreira. “Esta primeira edição foi feita com bastante pressão, em praticamente 15 dias, mas tínhamos de arrancar e, por isso, até foi bom”.
A ideia fundamental é a “divulgação do livro e o ler, com prazer, livros todos os dias”. Desde miúdos a graúdos, estão todos convidados a fazer parte do Bairro dos Livros e aproveitar este “veículo de cultura”.
“Estamos, cada vez mais, a carecer de cultura para enfrentarmos os problemas que estão a surgir todos os dias”, afirma.
[...]
A primeira campanha do Bairro dos Livros acontece este mês e pretende celebrar a Revolução dos Cravos.
Durante esta campanha, todos os livros considerados “perigosos” vão manter o desconto de 20% durante todo o mês.
“Abril é o mês da liberdade e, embora muitos não se recordem, houve tempos em que alguns livros eram mesmo proibidos”, afirma Dina Silva.
[via porto24]

Em vários locais, houve muito boa música, poesia e cinema, numa parceria com o Cineclube do Porto. Ah! Também gostei do Porto d'Honra com uns deliciosos biscoitos em forma de B e L!!



Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails