“Well-run libraries are filled with people because what a good library offers cannot be easily found elsewhere: an indoor public space in which you do not have to buy anything in order to stay.” Zadie Smith

terça-feira, 29 de março de 2011

PROJETO PIGAFETTA DA UMINHO

Projecto Pigafetta é um projecto de investigação sobre a "Utilização educativa do computador Magalhães no 1º ciclo no Norte de Portugal", contratado entre a Universidade do Minho e o GEPE do Ministério da Educação, no âmbito do programa e-escolinha.
Pretende-se com este projecto identificar, caracterizar e sistematizar as diversas modalidades de exploração e utilização educativa do computador Magalhães, nas escolas do Ensino Básico 1º Ciclo da Região Norte, durante um período de 3 anos.
O projecto é coordenado por António J. Osório, Professor Auxiliar, com Agregação do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Conteúdos
A página inicial do portal online inclui um campo dedicado às últimas notícias da área da tecnologia e da educação, e outro dedicado aos próximos eventos, como conferências, palestras, colóquios, workshops, etc. Contém um espaço dedicado à Proposta da semana, o Destaque e o campo Social, dedicado aos contactos e às redes sociais. Com esta distribuição dos elementos da página, pretendemos que, logo na página inicial, as principais informações e as mais actuais estejam sempre ao dispor. Os restantes conteúdos do portal online estão distribuídos pelas seguintes secções: Projecto, Investigação, Recursos,Ligações e Fórum. 

Fórum Pigafetta
O Fórum Pigafetta (pigafetta.ie.uminho.pt/moodle) é uma comunidade de professores/participantes do projecto e dos investigadores que utilizam o fórum para a troca de ideias, opiniões, dúvidas e sugestões sobre o projecto ou as mais diversas temáticas envoltas no projecto. Na secção ‘Fórum’ do portal online, os utilizadores são redireccionados para o fórum ou poderão encontrar dicas sobre como se registar no fórum ou subscrever aos tópicos de discussão existentes na comunidade.
Projectos futuros
Dentro de alguns projectos futuros para o portal online, destacamos o desenvolvimento de ideias no sentido de criar um espaço dedicado a propostas para os professores e alunos. Com um design mais arrojado, não perdendo a simplicidade do restante portal, mas que capte a atenção dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, pretende-se criar um espaço de conteúdos para a sala de aula, como vídeos, imagens, jogos, propostas de trabalho, problemas, etc., com actualizações quinzenais.

Requisitos técnicos e nota importante
O portal online está operacional em todos os browsers desde o Mozilla FirefoxSafariGoogle Chrome e Opera. Relativamente ao Internet Explorer, estamos a proceder à resolução de problemas de compatibilidade com as diversas versões, pelo que ainda poderão surgir alguns erros.

A equipa do Projecto Pigafetta


Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails