“Well-run libraries are filled with people because what a good library offers cannot be easily found elsewhere: an indoor public space in which you do not have to buy anything in order to stay.” Zadie Smith

segunda-feira, 17 de junho de 2013

ANDRÉ CARRILHO, ANDRÉ DA LOBA E JOÃO FAZENDA SÃO DISTINGUIDOS PELA REVISTA 3X3





Os ilustradores portugueses André Carrilho, André da Loba e João Fazenda foram distinguidos este ano pela revista norte-americana 3x3, considerada a mais importante publicação internacional dedicada à ilustração contemporânea, foi hoje anunciado.
A publicação 3x3 premeia anualmente, com um grande prémio, medalhas de ouro, prata e bronze, aqueles que considera ser os melhores ilustradores a nível internacional, tendo já distinguido, em anos anteriores, autores portugueses como Gonçalo Viana, Marta Madureira e André Letria. Este ano, o caricaturista André Carrilho conquistou cinco distinções, incluindo uma medalha de ouro, nas categorias de cartoon/banda desenhada, animação, editorial e retratos.

André Carrilho, 38 anos, é o mais internacional dos ilustradores e caricaturistas portugueses da atualidade, colaborando como várias publicações estrangeiras, entre as quais a Vanity Fair, New Yorker, Los Angeles Magazine. É ainda autor de curtas-metragens de animação.
Além de Carrilho, a 3x3 Magazine atribuiu também uma medalha de ouro a André da Loba, na categoria "animação", e uma medalha de bronze a João Fazenda, na categoria "livros".
André da Loba, que vive em Nova Iorque, onde estudou ilustração, foi considerado um dos 200 melhores ilustradores de todo o mundo pelo Lurzer`s Archive e é colaborador regular do diário New York Times.
Ilustrou várias obras, algumas para a infância, como "Elefante em loja de porcelana", de Adélia Carvalho, e "Pensamientras", com texto de Eugénio Roda, e constrói ilustrações com volume, como uma extensão do que já faz no papel.
João Fazenda, que se divide entre Londres e Lisboa, soma vários prémios internacionais, reparte-se entre o desenho de imprensa, a ilustração para a infância, a banda desenhada e, mais recentemente, o cinema de animação.
O trabalho de todos os premiados deste ano será publicado numa edição da revista 3x3, no inverno.
O grande prémio deste ano foi atribuído a Chris Thornley, do Reino Unido.

[via rtp]



Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails