A partir de hoje, 27 de novembro de 2011, o FADO não é só o símbolo da canção portuguesa, é um TESOURO MUNDIAL! Estamos orgulhosos, sem dúvida. E, a propósito, recomendo esta bela edição bilingue da editora Quebra-Nozes, constituída por 2 livros+ 1CD, "Um Xaile com Notas a Chorar" de autores vários.
Sinopse
No âmbito da candidatura do Fado a património cultural imaterial da humanidade pela UNESCO, realizámos um projecto de edição de dois livros e um CD vocacionados, sobretudo, para um público infanto-juvenil, para além dos pais, educadores, escolas, bibliotecas. Os livros foram produzidos em bilingue (português e inglês).
O Fado é reconhecido como símbolo da identidade cultural, parte significativa e singular da herança histórico-cultural do povo português. Nas últimas décadas, o Fado se tem revelado um campo de criatividade cada vez mais aberto em que os elementos tradicionais se combinam com novas influências, tanto nacionais como internacionais. Não obstante, o Fado se manter uma tradição viva, ser urgente, a par da sua preservação histórica, encorajar acções que salvaguardem esta expressão cultural de um processo de aculturação, revitalizando uma mais ampla divulgação e reconhecimento nas comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo e a nível de projecção internacional, através de um conjunto de medidas, nomeadamente, a promoção da pesquisa e a divulgação científica deste património oral, a abordagem do Fado nos currículos escolares, a criação e o incentivo para uma aproximação a um público infanto-juvenil, para além do público adulto alvo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário