“Well-run libraries are filled with people because what a good library offers cannot be easily found elsewhere: an indoor public space in which you do not have to buy anything in order to stay.” Zadie Smith

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

LIVROSMINIATURA - EXPOSIÇÃO


Os Livros Miniatura – que não excedem 10 centímetros em nenhuma das dimensões — são os mais excêntricos membros do universo dos livros coleccionáveis.

Mas o mundo dos Livros Miniatura nada tem de diminuto: é tão antigo como a própria História da Escrita, e encerra 4000 anos de histórias surpreendentes!

Há livros tão pequenos que tiveram de ser cosidos com fios de cabelo! Para evitar a trepidação quotidiana, alguns impressores trabalhavam só durante a noite; e tipógrafos houve que quase cegaram tentando talhar e fundir o mais pequeno dos tipos. Não há maior desafio à perícia de um livreiro que a produção de um Livro Miniatura! O astronauta que pela primeira vez foi à Lua levava consigo um Livro Miniatura; havia noutros tempos caixas de bombons adornadas por minúsculas histórias infantis; Napoleão Bonaparte não se separava da sua Bibliothèque Portative… e alguns mini alfabetos eram feitos de biscoito! 


Mais de 500 livros em miniatura, oriundos de vários países e épocas. Em Lisboa, no CCB/Fábrica das Artes entre 5 e 26 de novembro. Aberta a visitas de escolas.
Ler +

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails