O papel do professor terá sofrido uma transformação muito significativa dentro de duas décadas. Já se traçam as 4 principais mudanças:
1ª Com as TIC o trabalho colaborativo ter-se-á implantado, levando a que o professor perca o papel de guardião do saber e se torne um guia dos alunos, ajudando-os a decidir qual o caminho de aprendizagem mais adequado;
2ª emergirá o chamado 'peer-learning', i.e. aprendizagem entre pares. Surgirão os 'proto-professores, indivíduos que têm qualificações específicas para poderem ensinar mas não têm formação de professores,
3ª os professores regressarão ao seu papel inicial: ensinar deixando para outros organismos (que não a sua escola) a tarefa de avaliação, por ex.
4ª com as modificações demográficas em curso, o número de professores será deficiente e as TIC darão resposta a este défice.
Nota: Frank, o professor do cartoon, é um professor que se reforma aos 75 anos (!!) e vê, com apreensão, que a tecnologia não se pode sobrepor à necessidade da existência do professor.
Ler texto na íntegra (em inglês) aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário