“Well-run libraries are filled with people because what a good library offers cannot be easily found elsewhere: an indoor public space in which you do not have to buy anything in order to stay.” Zadie Smith

segunda-feira, 12 de abril de 2010

LIVROS 'ON DEMAND'

Fim dos livros esgotados? Fim dos livros fora do catálogo? Fim dos livros em saldo? Fim dos armazéns a abarrotar de livros que não vendem? Fim dos livros guilhotinados? Mais oportunidades para os que querem publicar e vender fora das grandes editoras? Imprimir os livros que queremos? Livros mais baratos porque se eliminam uma data de despesas como transporte, armazenamento, sobras e devoluções? Sim! É possível. A Espresso Book Machine faz isso. Por trás desta máquina está a empresa On Demand Books (www.ondemandbooks.com) e o famoso editor Jason Epstein que afirmou, recentemente: "Estamos no fim da era Gutenberg!"
Em Portugal, a editora Zita Seabra acabou de criar uma empresa com este conceito: a Várzea da Rainha Impressores SA (www.varzeadarainha.pt).
Os clientes podem escolher imprimir desde um até 1500 exemplares a preços mais acessíveis do que nas impressoras tradicionais. Imprimir 25 exemplares de um livro com 250 páginas a preto e branco e capa a cores pode custar cerca de 185 euros. Por exemplo, a edição de A Nova Tirania, de Juan Manuel de Prada (Alêtheia), já foi lá produzida.

A VRI tem também um pacote apropriado para quem quer publicar livros sem ter de encontrar um editor que aceite editá-lo e sem ter de fazer a tiragem mínima imposta pela impressão nas gráficas. É o serviço de Self Publishing, que custa cerca de 350 euros e inclui a paginação do livro, a inscrição da obra no sistema ISBN, com código de barras, a atribuição da chancela Sinapis Editores e um exemplar impresso do livro é entregue ao autor. A obra é catalogada no portal da empresa e a partir daí poderá ser encomendada e adquirida online pelos leitores que a queiram ler. Sem dramas e sem chatices.
Ler +



Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails