“Well-run libraries are filled with people because what a good library offers cannot be easily found elsewhere: an indoor public space in which you do not have to buy anything in order to stay.” Zadie Smith

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

GABINETE DA RBE REÚNE COM PROFESSORES BIBLIOTECÁRIOS E COORDENADORES DO PTE (2)

Com a reunião de hoje, que decorreu na Aula Magna da Reitoria da UTAD, termina o ciclo de reuniões na zona norte abrangida pela DREN. Presentes, para além da coordenadora nacional, a Dra Teresa Calçada, a DREN representada pela Dra Carla Tavares, a responsável do PTE na DREN, a eng.Fátima Pais.
Após a intervenção da Dra Teresa Calçada que seguiu, em linhas gerais, aquilo que já aqui foi registado (ver aqui), os professores bibliotecários e coordenadores PTE intervieram de forma significativa. Houve algumas intervenções no sentido de saudar a RBE por tudo quanto tem sido feito em favor das bibliotecas; os coordenadores PTE mostraram a sua satisfação por também terem sido convidados a estarem presentes porque se assumem como parceiros mas enfrentam algumas dificuldades em dar respostas satisfatórias pois, muitas vezes, têm os equipamentos mas a instalação das infra-estruturas técnicas tardam; outra questão que referiram foi não terem acesso a um help-desk que dê resposta a problemas que surgem.
A eng. Fátima Pais deu respostas às questões apresentadas, sublinhando que o PTE trouxe às escolas as melhores infra-estruturas mas há um período em que há, naturalmente, instabilidade. O ME adquiriu não só equipamentos mas também serviços para, exactamente, retirar dos professores o papel de 'técnicos'; os professores do PTE devem estar preocupados em trabalhar activamente no sentido de ensinar os alunos a usar as novas tecnologias para aprenderem mais e melhor. Reconheceu que a Microsoft criou um sem-número de restrições (políticas de segurança) que são verdadeiros quebra-cabeças para os professores PTE resolverem; assim, a DREN está a testar um dos PCs do PTE e a criar uma secção, on-line, de ajuda. Anunciou, também, que o sistema de gestão integrada vai chegar em breve às escolas. Finalmente, reconheceu a importância de se constituir um fórum, moderado, em que se debatam e partilhem experiências, dificuldades, projectos.
A reunião terminou com a Dra Teresa a agradecer a todos os professores bibliotecários o esforço enorme que estão a fazer com a formação mas, sublinhou, a mesma era indispensável para que cada um assuma o seu papel de forma mais esclarecida e capaz.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails